“O MUNDO DA VIDA” (LEBENSWELT) DO INVESTIGADOR

O QUE PASSA NA VIDA DO INVESTIGADOR QUANDO INVESTIGA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p403-427

Palavras-chave:

Mundo da vida, Lebenswelt, Fenomenologia

Resumo

Esta pesquisa busca saber o que acontece na vida do pesquisador quando ele investiga, ou seja, o que é o “mundo da vida” (Lebenswelt) do pesquisador, como estabelecer um equilíbrio entre o mundo-da-vida do pesquisador e o fato de pesquisar, em todas as áreas do saber, como da teologia e das ciências da religião. A questão que norteia esta pesquisa é: como é a experiência de vida do pesquisador durante o próprio processo de pesquisa e como a pesquisa pode influenciar o “mundo da vida” (Lebenswelt) do pesquisador? O objetivo principal desta investigação é fazer do pesquisador o próprio objeto de investigação. Na fenomenologia de Husserl, e de outros fenomenólogos, foram encontrados recursos metodológicos e teóricos com a consistência e o rigor necessários para realizar uma análise descritiva da construção do “mundo-da-vida” cotidiano na experiência dos pesquisadores.  A partir de uma Revisão Sistemática da Literatura, foi possível construir o problema de investigação, com base na consulta de bases de dados científicas (Scopus y ATLA). Ademais, foi utilizada a técnica de entrevista em profundidade, que permitiu trabalhar 9 histórias de vida. Finalmente, coloca-se a necessidade de formar investigadores não apenas nos aspectos técnicos e instrumentais da investigação, mas também naquelas outras questões que tocam o “mundo da vida” do investigador que procura uma “qualidade de vida”, que é o desejo de todas as áreas da investigação científica, e não apenas da teologia e das ciências da religião.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Iván-Darío Toro-Jaramillo, Universidad Pontificia Bolivariana

    PhD in Philosophy and PhD in Theology (Universidad de Navarra – Spain), Research professor of the Faculty of Theology at the Universidad Pontificia Bolivariana, Editor of the Cuestiones Teológicas Journal, coordinator of the research line: Humanism and organizations of the Theology, Religion, and Culture Research group. Senior researcher (Minciencias). E-mail: ivandario.toro@upb.edu.co ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8639-3567

  • Waldecir Gonzaga, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/PUC Rio, Brasil

    Possui doutorado em Teologia Biblica pela Pontificia Università Gregoriana (2006), com Tese sobre a «A VERDADE DO EVANGELHO» (GL 2,5.14) E A AUTORIDADE NA IGREJA. Gl 2,1-21 na exegese do Vaticano II até os nossos dias. História, balanço e novas perspectivas", com texto integralmente publicado na Itália e no Brasil. Como formação acadêmica possui Graduação em Teologia pelo Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (Ribeirão Preto/SP), Graduação em Teologia (PUC-Rio), Licenciatura Plena em Filosofia (FACITOL/PR), Mestrado (2000) e Doutorado (2006) em Teologia Bíblica pela Pontificia Università Gregoriana di Roma, Itália. Possui Pós-Doutorado na FAJE/BH (2016-2017), com pesquisa sobre o Cânon Bíblico: AT e NT, tendo enfoque nas Listas dos Catálogos Bíblicos antigos e contemporâneos, especialmente no Corpus Paulinum e no Corpus Catholicum. Também é pesquisador de textos Bíblicos e Extrabíblicos ligados ao Cânon do NT, bem como professor de Grego e Hebraico. Conta com diversas publicações: livros, capítulos de livros e artigos em Revistas de Excelência Acadêmica em sua área. faz parte de corpos editoriais de Editoras e de Revistas, nacionais e internacionais, e atua como revisor de Periódicos para várias Revistas, dentro e fora do Brasil. Além disso, já residiu e trabalhou em vários países. Atualmente leciona como Professor do Quadro Principal no Departamento de Teologia da PUC-Rio (40 horas), na Graduação e na Pós-Graduação, bem como junto ao Seminário São José (Rio de Janeiro). Junto ao Departamento de Teologia, atuou como Coordenador da Graduação e presidente do NDE (Núcleo Docente Estruturante). Atualmente é o Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio; membro das Comissões de Diretores e do Decanato do CTCH da PUC-Rio; igualmente das Comissões Especial, Geral, Carreira Docente e Pós Graduação do Departamento de Teologia da mesma Universidade. Membro e sócio fundador da SBTS: Sociedade Brasileira de Teologia Sistemática (Rio de Janeiro/RJ: 7/9/2017) e da SBCC: Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (Aparecida, SP: 3/5/2019) Atuou em programa diário na Rádio Catedral (RJ: 2013-2017). Atualmente, atua em programa semanal na Rádio Vida Nova, Jaboticabal/SP (2020). Desde 2009 escreve artigos religiosos mensais em Jornal, de Jaboticaba/SP; e a partir de 2013, para Jornal do Rio de Janeiro. Realiza trabalhos pastorais em comunidades (favelas) e no Santuário São Judas Tadeu, Cosme Velho - RJ. É curador do programa no Youtube: Canal Bíblia Católica, Assessor para a ?Série Bíblica Bem-Aventuranças? e outras assessorias pastorais. Coordena um Grupo de Pesquisa junto ao CNPq sobre o Método ?Análise Retórica Bíblica Semítica?, aplicado aos textos Bíblicos (AT e NT) e à Literatura Extrabíblica. Desde 06/02/2020 é membro da Fundação Pe. Leonel França da PUC-Rio, da Associação Mantenedora da PUC-Rio e do Conselho Universitário da PUC-Rio. Ainda, desde 2020, é membro do Grupo de Análise de Conjuntura Eclesial Continuada da CNBB.

Referências

ACOSTA, Alida María; MÉNDEZ, Miguel Ángel. Recurso humano para Ciencia, Tecnología e Innovación: formación y características sociodemográficas. In: Silva Ardila, Diego (director ejecutivo), Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología (OCYT) indicadores de ciencia, tecnología e innovación. Colombia 2020, Bogotá 2021. Retrieved march 13, 2023, https://ocyt.org.co/

ÁLVAREZ, Claudia; URBANO, David. Una década de investigación basada en el GEM: logros y retos, Revista Latinoamericana de Administración, N° 46, 2011, p. 16-37.

ÁLVAREZ MATEOS, Teresa. Los límites de la comprensión del concepto husserliano de Lebenswelt en clave antropológica. Bajo Palabra. II Época. N.º 22, 2019, p. 393-410.

BENLLIURE, Rafael. La legibilidad del mundo blumenberguiano. Hans Blumenberg, Teoría del mundo de la vida. Edición de Manfred Sommer, traducción de G. Mársico y U. Schoor. Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2013.

CALDERÓN LÓPEZ, Jorge. Reflexiones sobre los límites y alcances en la formación de investigadores. Uni-pluri/versidad. Medellín. Vol 2, N° 3, 2002, p. 31-40.

CAMPOS S., Natalia. El docente investigador su génesis teórica y sus rasgos. Revista Educación. Costa Rica, Vol. 27, N° 2, 2003, p. 39-43.

CHÁRRIEZ CORDERO, Mayra. Historias de vida: Una metodología de investigación cualitativa, Revista Griot, Vol. 5, N° 1, 2012, p. 50-64.

GARCÍA, E. Producción de conocimiento social: retos del investigador. Revista Venezolana de Información, Tecnología y Conocimiento, Vol. 8, N° 2, 2011, p. 27-41

GUEVARA REY, Andrea. Inversión en actividades de Ciencia Tecnología e Innovación - ACTI en Colombia. In: SILVA ARDILA, Diego (director ejecutivo), Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología (ocyt) indicadores de ciencia, tecnología e innovación. Colombia 2020, Bogotá 2021. Retrieved March 13, 2023, https://ocyt.org.co/

GUTIÉRREZ POZO, Antonio. La fenomenología de Husserl como razón práctica/existencial: el mundo de la vida como fundamento del proyecto ilustrado husserliano de ciencia estricta. Análisis del Seminario Historia de la Filosofía. Vol. 35, N° 2, 2018, p. 415-438.

GUTIÉRREZ, Francisco. Hacia una propuesta alternativa para la formación de investigadores. Nómadas. Bogotá. N° 7, 1997, p. 87-95.

HERNÁNDEZ CAGUA, Brayan Stee. El concepto de mundo de la vida (Lebenswelt) en la fenomenología de Daniel Herrera Restrepo. Polisemia, No. 17, 2014, p. 76-84.

HERRERA RESTREPO, Daniel. Husserl y el mundo de la vida. Franciscanum. Bogotá. Vol. 52, N° 153, 2010, p. 47-274

LAMBERT, Cesar. Edmund Husserl: la idea de la fenomenología. Teología y Vida, Vol. 47, N° 4, 2006, p. 517-529.

LÓPEZ, F.; SALAS, H. La Investigación Cualitativa en Administración. Cinta Moebio N°. 35, 2009, p. 128-145.

MACÍAS NUÑEZ, Rodolfo. Prólogo a la llamada Investigación Cualitativa. In: Colombia Internacional. Bogotá, 2005, p. 120-131.

MANSILLA SEPÚLVEDA, Juan G.; HUAIQUIÁN BILLEKE, Claudia A.; VÁSQUEZ BURGOS, Karina R.; CORNEJO, Marcela; MENDOZA, Francisca; ROJAS, Rodrigo C. La Investigación con relatos de vida: pistas y opciones del diseño metodológico. PSYKHE, Vol.17, Nº 1, 2020, p. 29-39.

MONÉS, Joan. ¿Se puede medir la calidad de vida? ¿Cuál es su importancia? Barcelona Cir Esp, Vol. 76, N° 2, 2004, p. 71-77.

MORAN, Dermot. Introducción a la Fenomenología. Anthropos, Barcelona, 2000.

MORENO ANGARITA, Maria S. Dos pistas para el análisis de los procesos de formación de investigadores en las universidades colombianas, Nómadas. Bogotá. N° 7, 1997, p. 38-48.

NOGALES-BOCIO, Antonia I. La fenomenología de Edmund Husserl como base epistemológica de los métodos cualitativos. Revista Notas Históricas y Geográficas, N° 25, 2020, p. 1-25.

PIRELA DE FARÍA, Ligia; PRIETO DE ALIZO, Leticia. Perfil de competencias del docente en la función de investigador y su relación con la producción intelectual. Opción, Vol. 22, N° 50, 2006, pp. 159-177.

ROMERO RIAÑO, Efrén. Producción Científica en Colombia. In: SILVA ARDILA, Diego (director ejecutivo), Observatorio Colombiano de Ciencia y Tecnología (ocyt) indicadores de ciencia, tecnología e innovación. Colombia 2020, Bogotá, 2021. Retrieved march 13, 2023, https://ocyt.org.co/

SAN MARTÍN, Javier. La Fenomenología de Husserl como utopía de la razón. Introducción a la Fenomenología. Madrid: Biblioteca Nueva, 2008.

SERRANO A., José Fernando. Nacen, se hacen o los hacen: formación de investigadores y cultura organizacional en las universidades, Nómadas, Bogotá. N.° 7, 1997, p. 52-62.

THOMSON, P.; WALKER, Melanie (editores). The Routledge Doctoral Student´s Companion. Getting to grips whith research in Education and the Social Sciences. London and New York: Routledge, 2010.

VARGAS GUILLÉN, Germán. Fenomenología, formación y mundo de la vida. Problemas teóricos y metodológicos de la fenomenología. Saarbrücken: Editorial Académica Española, 2012.

VILLEGAS, M. M.; GONZÁLEZ, F. La investigación cualitativa de la vida cotidiana. Medio para la construcción de conocimiento sobre lo social a partir de lo individual. Psicoperspectivas, Vol. 10, N° 2, 2011, p. 35-59.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

TORO-JARAMILLO, Iván-Darío; GONZAGA, Waldecir. “O MUNDO DA VIDA” (LEBENSWELT) DO INVESTIGADOR: O QUE PASSA NA VIDA DO INVESTIGADOR QUANDO INVESTIGA?. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 34, p. 403–427, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n34.p403-427. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2351.. Acesso em: 2 maio. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 118

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.