ESPAÇO SAGRADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p293-311

Palavras-chave:

Espaço Sagrado, Livro Didático, Ensino Religioso

Resumo

O presente artigo é resultado de pesquisa com a intencionalidade de apresentar o espaço sagrado como conteúdo e estratégia de ensino para o Ensino Religioso. Apresenta-se o espaço sagrado como categorização do fenômeno religioso, a partir do qual se torna possível uma reconstrução de significados que apresentem uma compreensão mais aprofundada da interpretação da espacialidade religiosa. E a partir do estudo de duas coleções: “Redescobrindo o Universo Religioso” (BOM JESUS, 2015 – 2ª ed) e “Ensino Religioso” (PIÁ, 2016 ─ 1ª ed.) buscando compreender a paisagem religiosa como parte do categorial espacial tem a qualidade de apontar de imediato a sucessão do mundo perceptual das religiões e revela padrões articulados presentes na própria dinâmica dos espaços religiosos vividos. Nos últimos anos tem ficado claro que o livro didático sofre múltiplas influências, entre outras aquelas advindas das políticas educacionais de sua época destacadas, além, é claro, daquelas do mercado editorial que influenciam sobremaneira o produto. Sofre influência e influencia não só a produção, distribuição e circulação, porém e talvez principalmente a forma como as relações se dão na escola, refletindo sobretudo na construção da disciplina Ensino Religioso.

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Biografia do Autor

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, IPFER (Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião)
    Livre Docente e Pós-Soutor de Ciência da Religião pela PUCSP; Pós-Doutor em Geografia pela UFPR; Pós-Doutor em Ciência da Religião na UEPA; Doutor e Mestre em Ciência da Educação pela Universitá Pontificia Salesiana de Roma; Especialsita em Metodologia do Ensino Religioso pea PUCSP; Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo CEPEMG; Licenciado em Pedagogia pela UNIUBE; Bacharel em Ciências Religiosas pelo CEPEMG.
  • Sylvio Fausto Gil Filho, Universidade Federal do Paraná
    DOUTOR EM HISTORIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (2002), PÓS-DOUTORADO EM EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL - UFRGS (2010), MESTRE EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP - CAMPUS RIO CLARO SP (1995), BACHAREL E LICENCIADO EM GEOGRAFIA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR (1986) . ATUALMENTE É PROFESSOR TITULAR DO DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANA - UFPR. ÁREA DE ATUAÇÃO: GEOGRAFIA DA RELIGIÃO, FILOSOFIA DA GEOGRAFIA, EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA HUMANA, GEOGRAFIA CULTURAL. PESQUISADOR DO NÚCLEO DE PESQUISA EM RELIGIÃO - NUPPER E DA REDE DO NÚCLEO DE ESTUDOS EM ESPAÇO E REPRESENTAÇÕES - NEER.

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Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

TEMÁTICA LIVRE/FREE SUBJECT (artigos)

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; GIL FILHO, Sylvio Fausto. ESPAÇO SAGRADO EM TEXTOS DIDÁTICOS DO ENSINO RELIGIOSO. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 27, p. 293–311, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n27.p293-311. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1695.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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