ODE RECIFENSE À ARQUEOLOGIA DA PASSAGEM
IMAGINÁRIO E IMAGINAL EM BERDYAEV, CORBIN, DURAND E DANIELLE PERIN ROCHA PITTA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p91-193Palavras-chave:
Danielle Perin Rocha Pitta, Imaginário, Mitologia, Sagrado, Antropologia FilosóficaResumo
O artigo trata de uma arqueologia da passagem no pensamento de Danielle Perin Rocha Pitta com base num estudo mitohermenêutico, vinculado ao Círculo de Eranos [1927-1988], feito pelo autor que se desdobra nos vetores de pluralismo, diálogo, profundidade, corpo e o sagrado em transversalidade através das distinções entre imaginário e imaginal (alam al-mithal) em Nikolay Berdyaev, Henry Corbin e Gilbert Durand, além das contribuições de Martin Heidegger à hermenêutica e os papéis precursores do sufismo de Ibn’ Arabî e da gnose em Jacob Boëhme, constituindo o campo de investigações do Imaginário e sobre o Imaginário. Pretende-se evidenciar as diferenciações técnicas e precisas com as usuras e banalidades que o termo vem recebendo na contemporaneidade, e em especial, no âmbito dos pós-modernismos e da “midiotia” geral.
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