ODE RECIFENSE À ARQUEOLOGIA DA PASSAGEM

IMAGINÁRIO E IMAGINAL EM BERDYAEV, CORBIN, DURAND E DANIELLE PERIN ROCHA PITTA

Autores

  • Marcos Ferreira-Santos USP

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2023.v14n34.p91-193

Palavras-chave:

Danielle Perin Rocha Pitta, Imaginário, Mitologia, Sagrado, Antropologia Filosófica

Resumo

O artigo trata de uma arqueologia da passagem no pensamento de Danielle Perin Rocha Pitta com base num estudo mitohermenêutico, vinculado ao Círculo de Eranos [1927-1988], feito pelo autor que se desdobra nos vetores de pluralismo, diálogo, profundidade, corpo e o sagrado em transversalidade através das distinções entre imaginário e imaginal (alam al-mithal) em Nikolay Berdyaev, Henry Corbin e Gilbert Durand, além das contribuições de Martin Heidegger à hermenêutica e os papéis precursores do sufismo de Ibn’ Arabî e da gnose em Jacob Boëhme, constituindo o campo de investigações do Imaginário e sobre o Imaginário. Pretende-se evidenciar as diferenciações técnicas e precisas com as usuras e banalidades que o termo vem recebendo na contemporaneidade, e em especial, no âmbito dos pós-modernismos e da “midiotia” geral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marcos Ferreira-Santos, USP

    Negríndio, jardineiro, artesão e folklorista. Pedagogo, arte-educador e professor de mitologia, USP (em processo de aposentadoria). Livre-docente pela faculdade de educação da USP (2004). Pós-doutoramento em hermenêutica simbólica pela universidad de DEUSTO. https://fflch.academia.edu/FERREIRASANTOSM

Referências

AGUIAR, Giancarlo de (2015). A Interface da Mito-Poética e o Pensamento Filosófico em Eudoro De Sousa, Vicente e Dora Ferreira da Silva. In: Anais do I Colóquio Internacional Vicente e Dora Ferreira da Silva / III Seminário de Poesia – Poesia, Filosofia e Imaginário. Uberlândia: POEIMA – Grupo de Pesquisa Poéticas e Imaginário, Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Federal de Uberlândia e do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. - Disponível em: https://www.ileel.ufu.br/anaiscoloquiodoraevicente/

ANGUITA, Gracia Lopez (2008).On the Inner Knowledge of Spirits Made of an Igneous Mixture Chapter 9 of the Futūhāt al-Makkiyya. Journal of the Muhyiddin Ibn Arabi Society, Vol. 44.

ARIAS, Pablo José Beneito (2002). Los nombres de Dios en la obra de Muhyt Al-Din Ibn Al-Arabt. Madrid: Universidad Complutense de Madrid, Departamento de estudios árabes e islámicos, tese de doutoramento.

ATTAR, Farid Ud Din (1991). A linguagem dos pássaros [Mantiqu't-Tayr, 1177]. Trad. Álvaro de Souza Machado e Sérgio Rizek. São Paulo: Coleção Clássicos do Sufismo, Attar Editorial.

BACHELARD, Gaston (1990). A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes.

BACHELARD, Gaston (1994). O direito de sonhar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 4a ed.

BACHELARD, Gaston (1996). Poética do devaneio. São Paulo: Martins Fontes.

BACHELARD, Gaston (2001). O ar e os sonhos: ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes.

BARBIER, René (1997). Histoire du concept d'Imaginaire et de ses transversalités. In: L’approche tranversale: l’écoute sensible en sciences humaines. Paris: Anthropos, Paris.

BARROS, Ana Taís Martins Portanova (2019). Comunicação e Imaginário: uma heurística. In: DE CARLI, Anelise Angeli & BARROS, Ana Taís Martins (orgs.). Comunicação e imaginário no Brasil: Contribuições do grupo Imaginalis (2008 – 2019). Porto Alegre: Editora Imaginalis.

BARROS, Manoel (2010). Manoel de Barros: poesia completa. São Paulo: Leya.

BAUMANN, Hermann (1955). Das doppelte Geschlecht: Ethnologische Studien zur Bisexualität in Ritus und Mythus. Berlin: Dietrich Reimer.

BENATO, Sandra Regina (2017). O despertar do Lótus: terceira coisa e vivência de si em Ibn’ Arabi. Guarulhos, UNIFESP, tese de doutoramento.

BERDYAEV, Nikolay (1930). Iz Etiudov O Ya. Ser Eu. Etiud I. Uchenie Ob Ungrund'e I Svobode (Estudos Relativos A Jacob Böehme Estudo I. O Ensinamento sobre o Ungrund e a Liberdade). Jornal Put', fev., nº 20, p. 47-79 (tradução de Pe. S. Janos, 2002)

BERDYAEV, Nikolay (1935). De la destination de l’homme: essai d'éthique paradoxale. Paris: Éditions Je Sers.

BERDYAEV, Nikolay (1936). Cinq meditations sur l’existence. Paris: Fernand Aubier, Éditions Montaigne.

BERTIN, Georges & GUILLAUD, Lauric (orgs.) (2020). Topologies de l’imaginal – issu d’un colloque transdisciplinaire tenu à Epinal. Lyon: Editions du Cosmogone.

BLACKMORE, Susan (2000). The Meme machine. Oxford: Press of Oxford University.

Böehme, Jacob (1945). Mysterium Magnum [1623]. Traduit pour la primiére fois em français avec deux études sur J. Böehme de N. Berdiaeff. Tome 1. Paris: Aubier, éditions montaigne.

Böehme, Jacob (1998). A aurora nascente [1612]. São Paulo: Paulus.

CAMPBELL, Joseph (1990). O poder do mito. Entrevistas com Bill Moyers. São Paulo: Palas Athena.

CASSIRER, Ernst (1992). Linguagem e mito – uma contribuição ao problema dos nomes dos deuses [1924]. São Paulo: Ed. Perspectiva, 3a. ed.

CESAR, Constança Marcondes (1980). Vicente Ferreira da Silva: trajetória intelectual e contribuição filosófica. Campinas: Universidade Católica, Tese de livre-docência.

CHARDIN, Pierre Teilhard (1970). O fenômeno humano. Porto: Livraria Tavares Martins, Filosofia e Religião, 16.o vol.

COCTEAU, Jean (1962). Jean Cocteau s'Adresse... à l'An 2000. Paris: Ministere de la Culture, Les arquives du film du Centre Nacional de la cinématrographie, 23 min.

COCTEAU, Jean (2015). A dificuldade de ser. Belo Horizonte: Autêntica Editora.

CORBAN, Henry (2005). El imán oculto. Buenos Aires: Editorial Losada.

CORBIN, Henry (1964). Mundus imaginalis ou l’imaginaire et l’imaginal. Cahiers internationaux du symbolisme, Bruxelles: 6, pp. 3-26.

CORBIN, Henry (1992). La imaginación creadora em el sufismo de Ibn’ Arabi [1958]. Barcelona: ediciones Destino, Ensayos 13. Originalmente publicado em Eranos Jahrbücher XXIV (1955) e XXV (1956) por Rhein-Verlag, Zurich.

CORBIN, Henry (1993). History of Islamic Philosophy. New York: Routledge.

CORBIN, Henry (1997). Alone with the alone: Creative Imagination in the Sufism of Ibn’ Arabi. With a new preface by Harold Bloom. Princeton University Press, Bollingen series XCI.

DAWKINS, Richard (1976). The Selfish Gene. Oxford: Oxford University Press.

DELCOURT, Marie (1958). Hermaphrodite, mythes et rites de la bisexualité dans l'antiquité classique. Paris: Éd. P.U.F (Mythes et Religions, 36)

DRAVET, Florence & CASTRO, Gustavo de (2020). Le Sertão du Brésil : quid de l’Imaginal chez João Guimarães Rosa ? In: BERTIN, Georges & GUILLAUD, Lauric (orgs.). Topologies de l’imaginal – issu d’un colloque transdisciplinaire tenu à Epinal. Lyon: Editions du Cosmogone.

DURAND-SUN, Chaoying (2019). La pensée durandienne et l’imaginaire chinois. Grenoble: Acta Litt&Arts [En ligne], Acta Litt&Arts, Iris 39. MYTHODOLOGIES - Actualité de la pensée durandienne (sous la direction d’Isabelle KRZYWKOWSKI), Disponível em: http://ouvroir-litt-arts.univ-grenoble-alpes.fr/revues/actalittarts/534-la-pensee-durandienne-et-l-imaginaire-chinois

DURAND, Gilbert (1984). Exploração do imaginário. In: PITTA, Danielle Perin Rocha (org.) (1984). O imaginário e a simbologia da passagem. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana, pp. 11-32..

DURAND, Gilbert (1989). Beaux-arts et archétypes: la religion de l’art. Paris: Presses Universitaires de France (PUF).

DURAND, Gilbert (1993). A imaginação simbólica. Lisboa: Edições 70, 6a. ed.

DURAND, Gilbert (1995). A Fé do Sapateiro. Brasília: Editora da UnB.

DURAND, Gilbert (1997a). As estruturas antropológicas do imaginário. Introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes.

DURAND, Gilbert (1997b). La noción de límite en la morfología religiosa y en las teofanias de la cultura europea. In: Dioses Ocultos – Círculo Eranos II – selección de textos de Eranos Jahrbücher, E. Neumann, M. Eliade, G. Durand, H. Kawai, V. Zuckerkandl, proémio de Carl G. Jung, presentación de A. Ortiz-Osés. Barcelona: Antropos; Santafé de Bogotá: Uniandes, p.95-140.

EL-ROUAYHEB, Khaled (2016). The Oxford Handbook of Islamic Philosophy. Oxford University Press.

ELIADE, Mircea (1991). Mefistófeles e o andrógino: comportamentos religiosos e valores espirituais não-europeus [leituras no Círculo de Eranos de 1957 a 1960]. São Paulo: Martins Fontes.

FAKHOURY, Hadi (2015). Henry Corbin and Russian Religious Thought - Part II: Themes and Variations. Dionysius, Vol. XXXIII, Dec., pp. 223-275.

FERREIRA DA SILVA, Vicente (1955). Introdução à Filosofia da Mitologia. São Paulo: Revista Brasileira de Filosofia, 5(20): 554-566, out./dez.

FERREIRA DA SILVA, Vicente (2009). Dialética das Consciências. São Paulo: É Realizações.

FERREIRA DA SILVA, Vicente (2010). Transcendência do mundo. Prefácio Rodrigo Petronio. Posfácios Julián Marías, Agostinho da Silva, Per Johns, Dora Ferreira da Silva. Obras Completas de Vicente Ferreira da Silva. Organização, Introdução Geral, Bibliografia e Notas Rodrigo Petronio. São Paulo: É Realizações.

FERREIRA-SANTOS, M. & ALMEIDA, Rogério (2020). Aproximações ao imaginário: bússola de investigação poética. São Paulo: FEUSP, coleção galatea, 2a. ed. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/453/406/1590-1

FERREIRA-SANTOS, M. & GOMES, E. S. L. (org.) (2010). Educação & Religiosidade: imaginários da diferença. João Pessoa: Editora Universitária UFPB.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (1998). Práticas Crepusculares: Mytho, Ciência e Educação no Instituto Butantan – Um Estudo de Caso em Antropologia Filosófica. São Paulo: FEUSP, Tese de doutoramento, ilustr., 2 vols.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2000). Música & Literatura: O Sagrado Vivenciado. In: Porto, Sanchez Teixeira, Ferreira Santos & Bandeira (orgs.). Tessituras do Imaginário: cultura & educação. Cuiabá: Edunic/Cice, 57-76.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2005). O Espaço Crepuscular: mitohermenêutica e jornada interpretativa em cidades históricas. In: PITTA, Danielle Perin Rocha. (Org.). Ritmos do Imaginário. Recife: Editora Universitária UFPE, p. 59-99.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2006). Arqueofilia: o vestigium na prática arqueológica e junguiana. In: CALLIA Marcos & OLIVEIRA, Marcos Fleury de (Orgs.). Terra Brasilis: pré-história e arqueologia da psique. São Paulo: Paulis, pp. 125-183.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2010). O Sagrado e a religiosidade na educação: caminhando com Nikolay Berdyaev. In: FERREIRA-SANTOS, M. & GOMES, Eunice Simões Lins. (Org.). Educação& Religiosidade: imaginários da diferença. João Pessoa / PB: Editora Universitária UFPB, p. 17-86.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2011). O colar da minha fala e as contas do encontro. Prefácio In: NAPOLITANO, S. O colar de minha fala: os contos da tradição sufi. São Paulo: Annablume, 11-19.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2017). Mito & Imaginação: concerto grosso para duo de sopro e cordas em fermata e ostinato. In: Wunenburger, J.J.; Araújo, A.F.; Almeida, R.. (Org.). Os trabalhos da imaginação: abordagens teóricas e modelizações. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, p. 215-239.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2018). Imagem da alma e corpo-vitrine. Diálogo: Religião e Cultura – Bens e espaços públicos. São Paulo: Ano XXIII, n.o 92, Out/Dez, pp. 12-17.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2019a). Arquitessituras: mitopoéticas do espaçotempo . In: Rozestraten, Beccari & Almeida. Imaginários intempestivos: arquitetura, design, arte & educação.São Paulo: FEUSP, portal livre de livros da USP, pp. 443-504. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/367

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2019b). Orides & eurídice: a ânima de uma fontela. In: Willms, Beccari & Almeida. Diálogos entre arte, cultura & educação. São Paulo: FEUSP, portal livre de livros da USP, pp. 571-703. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/362

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2021a). Crepusculário: conferências sobre mitohermenêutica & educação em euskadi. São Paulo: FEUSP/Editora Zouk, 3a. ed. revista e ampliada, 460 p. Disponível em: http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/670/596/2242-1

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2021b). Mitologias negras em cidades brancas: diásporas corporais em projetos críticos. Sorocaba: 30 anos do NEAB – núcleo de estudos afrobrasileiros da UFSCar. Conversa-musical em vídeo. Disponível em:

parte 1: https://www.youtube.com/watch?v=WHKOteTzrvs

parte 2: https://www.youtube.com/watch?v=GQJVsmC-kpw&t=0s

parte 3: https://www.youtube.com/watch?v=iEv6kxQ9Vt0&t=0s

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2021c) Oikós: topofilia, ancestralidade e ecossistema arquetípico. In: PITTA, D.; OLIVEIRA, E. & ALMEIDA, R. (orgs). As dimensões imaginárias da natureza. São Paulo: FEUSP, Associação Ylê Setí do Imaginário/Lab_Arte, p.73-145.

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2021d). Prosa de Pássaros. In: sentifoto – olho de pássaro - sentipensar 3 – a velha educação de sensibilidade no trecho 2.8 fotografia. Tatuí: estúdio 8. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=quet4_EPvOM&t=79s

FERREIRA-SANTOS, Marcos (2022). Direito à desconexão na idade média digital. Disponível em: https://www.academia.edu/71804568/direito_%C3%A0_desconex%C3%A3o_na_idade_m%C3%A9dia_digital

FÉTIZON, Beatriz A.M. (1976). O Caminho do Campo. O Estado de São Paulo, Suplemento Cultural, 2.1.76., pp. 15-16.

GUÉNON, René (1989). Os símbolos da Ciência Sagrada: a importância dos símbolos na transmissão dos ensinamentos doutrinais de ordem tradicional. São Paulo: Editora Pensamento.

GUÉNON, René (2004). La Gran Tríada. Barcelona: Paidós Orientalia.

GUSDORF, Georges (1987). Professores para quê ? São Paulo: Editora Martins Fontes.

HAMPATÉ BÂ, Amadou (1982). A Tradição Viva. In: KI-ZERBO, J.(coord.) História Geral da África; metodologia e pré-história da África. São Paulo: Ática/Unesco, Vol. 01.

HANANIA, Aida R. (2021). A caligrafia, a arte árabe, a imagem e a teologia islâmica. Série Coepta N. 6 ed. especial da Revista Internacional d’Humanitats, CEMOrOc-Feusp/Univ. Autònoma de Barcelona/Colégio Luterano São Paulo, 52:21-28, mai-ago.

HARARI, Yuval Noah (2015). Sapiens – uma breve história da humanidade. Porto Alegre: L&PM.

HARARI, Yuval Noah (2017). Homo deus: a brief history of tomorrow. UK: vintage penguin random house.

HEIDEGGER, Martin (1967). Sobre o humanismo [1947]. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro.

HEIDEGGER, Martin (1969). Sobre o Problema do Ser. O Caminho do Campo. São Paulo: Duas Cidades.

HEIDEGGER, Martin (1973). O que é isto – filosofia? Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo: Abril Cultural, Col. Os Pensadores.

HEIDEGGER, Martin (1998a). On the essence and concept of φύσις in Aristotle’s Physics B (1939). In: MCNEILL, W. (Ed). Pathmarks. Cambridge: Cambridge University Press.

HEIDEGGER, Martin (1998b). Holzwege – Caminhos de Floresta. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa/Fundação Calouste Gulbenkian.

HEIDEGGER, Martin (2002). Ser e tempo. Petrópolis: Vozes.

HEIDEGGER, Martin (2003). A caminho da linguagem. Petrópolis: Vozes / Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco, 2003

HEIDEGGER, Martin (2013). Ontologia (hermenêutica da faticidade) [preleções do semestre de verão de 1923 em Freiburg]. Petrópolis: Vozes, 2a ed.

HERD, Van Alan (2003). The Concept of Ungrund in Jakob Böehme (1575-1624). University of Oklahoma: Thesis Master of arts in the History of Science.

IBN’ ARABÎ (1986). El núcleo del núcleo. Trad. Ismail Hakki Bursevi [1652-1728]. Málaga: Editorial Sirio.

IBN´ARABÎ (1997). Le livre des chatons des sagesses [Fusûs al-Hikam]. Tome Premier. Beyrouth: Al-Bouraq.

IBN´ARABÎ (2008). L´interprete delle passioni. Milano: Urra, XI, pp. 13-15.

IZUTSU, Toshihiko (2010). Sufismo e taoísmo. Milano: Mimesis.

JAMBET, Christian (2006). A lógica dos orientais: Henry Corbin e a ciência das formas. São Paulo: Globo.

KELEMAN, Stanley (2001). Mito e corpo – uma conversa com Joseph Campbell. São Paulo: Summus Ed.

KOPENAWA, Davi & ALBERT, B. (2015). A queda do céu: Palavras de um xamã yanomami. São Paulo: Companhia das Letras.

KOYRÉ, Alexander (1929). La philosophie de Jacob Böehme. Paris: J. Vrin.

KROKUS, Christian (2012). Christianity, Islam and Hinduism in Louis Massignon's Appropriation of Gandhi as a modern saint. Eucumenical Studies. 47:2.

LARAIA, Roque de Barros (1988). A morte e as mortes de Curt Nimuendajú. Brasília: Série Antropologia Edição 64, Departamento de Antropologia/UnB.

LAUAND, Luiz Jean (1997). O homem é um ser que esquece! In: Medievália. São Paulo: Mandruvá.

LIMA, Sérgio (1976). O Corpo Significa. São Paulo: EDART.

LISPECTOR, Clarice (1998). A Hora da Estrela. Rio de Janeiro: Rocco.

LUPASCO, Stéphane (1951). Le principe d'antagonisme et la logique de l'énergie. Prolégomènes à une science de la contradiction, Pars: Hermann & Co.

MANACORDA, Mario Alighiero (1989). História da Educação: da antiguidade aos dias atuais. São Paulo: Cortez: Autores Associados.

McCARRON, Michael (1997). Symbolic Cosmology in the Sufi and Bahá'í traditions. Bahá'í Library Online. Disponível em: https://bahai-library.com/mccarron_symbolic_cosmology_sufism

MERLEAU-PONTY, Maurice (1971). Fenomenologia da percepção. São Paulo: Editora Livraria Freitas Bastos.

MERLEAU-PONTY, Maurice (1992). O Visível e o Invisível. São Paulo: Editora Perspectiva, 3ª ed.

NASR, Seyyed Hossein (1999). Recollections of Henry Corbin and Reflections upon his Intellectual Significance. Temenos Academy Review, 2, pp. 34-45.

NETO, Moisés (2000). Chico Science: a rapsódia afrociberdélica. Recife: edições ilusionistas.

NICOLESCU, Basarab (2009). Contradiction, logique du tiers inclus et niveaux de Réalité. Saint-Etienne: Ateliers sur la contradiction - Nouvelle force de développement en science et societé, L’École des mines de Saint-Étienne,

NIETZSCHE, Friedrich (1992). O nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. São Paulo: Companhia das Letras.

NIMUENDAJÚ Unkel, Curt (1987). As lendas da criação e a destruição do mundo como fundamentos da religião Apapokuva-Guarani [1914]. São Paulo: Editora Hucitec

OLIVEIRA, Julvan Moreira (2022). Imagens da Ancestralidade na Cultura Afro-brasileira. In: CHAVES, Iduina Mont’Alverne Braun & ALMEIDA, Rogério (orgs.). 100 anos Gilbert Durand. São Paulo: FEUSP, CRI2i/UFF/Lab_Arte, pp.199-220.

ORTEGA, Alicia (1990). A mística e os místicos: do amor que excede todo o conhecimento. São Paulo: ECE.

ORTIZ-OSÉS, Andrés (1980). El matriarcalismo vasco. Bilbao: editora de la Universidad de Deusto.

ORTIZ-OSÉS, Andrés (2003). Amor y sentido: uma hermenêutica simbólica. Barcelona: Editorial Anthropos.

PAES LOUREIRO, João de Jesus (1991). Cultura Amazônica – uma poética do imaginário. Belém: CEJUP.

PAULA CARVALHO, José Carlos (1990). Antropologia das Organizações e Educação: Um Ensaio Holonômico. Rio de Janeiro: Imago.

PAULA CARVALHO, José Carlos (1991). Lógica(s) da energia: dos trabalhos de Lupasco - as implicações antropo organizacionais. Revista Noetica, 3: 12-34, jan/jun.

PAULA CARVALHO, José Carlos (1998). Imaginário e Mitodologia: hermenêutica dos símbolos e estórias de vida. Londrina: Editora UEL.

PAULA CARVALHO, José Carlos (1999). Mitocrítica e Arte: trajetos a uma poética do Imaginário. Londrina: Editora UEL.

PAULA CARVALHO, José Carlos (2000). Cultura da Alma e Mitanálise: imaginário, poesia e música. Londrina: Editora UEL.

PAULA CARVALHO, José Carlos (2001). Pessoa, Grupo e Comunidade: o personalismo ontológico de N. Berdiaev, suas ampliações na antropologia hermenêutica e na educação fática. São Paulo: Editora Plêiade/O.S.J.J.

PETRÔNIO, Rodrigo (2010). Poeticamente o Homem Habita: Introdução geral às obras completas de Vicente Ferreira da Silva. Teresina/Piauí: Revista dEsEnrEdoS – revista de cultura e literatura. - Dossiê Vicente Ferreira da Silva, ano II, n.o 6, julho/agosto/setembro. Disponível em: http://www.desenredos.com.br/6dss_petronio2_199.html

PITTA, Danielle Peri Rocha (2005b). Iniciação à teoria do imaginário de Gilbert Durand. Rio de Janeiro: Atlântica Editora.

PITTA, Danielle Perin Rocha (1985). Mitos e Símbolos nos Xangôs de Pernambuco. Cadernos de Estudos Sociais. Recife, v. 1, n. 2, jul/dez, pp. 263-268.

PITTA, Danielle Perin Rocha (1998). Para uma arquitetura sensível. Revista de Antropologia. Recife: PPGA/UFPE, pp. 167-183.

PITTA, Danielle Perin Rocha (2008). O corpo inserido em diversas lógicas culturais: uma poética da sexualidade. Bagoas: Revista de Estudos Gays, v.2 n.3, Natal: CCHL, pp. 65-74.

PITTA, Danielle Perin Rocha (2015). Diversidade cultural brasileira e a teoria sobre o imaginário de Gilbert Durand: correspondências e derivações. In: BARROS, Ana Taís Martins Portanova (org.). Congresso Internacional do Centre de Recherches Internationales sur l’Imaginaire - A teoria geral do imaginário 50 anos depois: conceitos, noções, metáforas. Porto Alegre: Editora Imaginalis, pp. 29-44.

PITTA, Danielle Perin Rocha (2022). Uma ciência com “simultaneamente uma razão generosa e uma alma rigorosa” , In: CHAVES, Iduina Mont’Alverne Braun & ALMEIDA, Rogério (orgs.). 100 anos Gilbert Durand. São Paulo: FEUSP, CRI2i/UFF/Lab_Arte, pp.75-82.

PITTA, Danielle Perin Rocha (org.) (1984). O imaginário e a simbologia da passagem. Recife: Fundação Joaquim Nabuco/Editora Massangana.

PITTA, Danielle Perin Rocha (org.) (2005a). Ritmos do imaginário. Prefácio de Gilbert Durand. Recife: ed. univesitária UFPE/Associação Ilê Setí do Imaginário.

PITTA, Danielle Perin Rocha, BOARO, Júlio César & ALMEIDA, Rogério (orgs.) (2020). Imaginário africano e afro-brasileiro. São Paulo: FEUSP, São Paulo: FEUSP, Associação Ilê Setí do Imaginário& Lab_Arte. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/460/414/1616

PITTA, Danielle Perin Rocha, COPPI, Luiz Antonio Callegari & ALMEIDA, Rogério (orgs.)(2019). Imaginário do terror. São Paulo: FEUSP, Associação Ilê Setí do Imaginário &Lab_Arte. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/346/304/1815

PITTA, Danielle Perin Rocha, OLIVEIRA, Elda Rizzo & ALMEIDA, Rogério (orgs.) (2021). As dimensões imaginárias da natureza. São Paulo: FEUSP, Associação Ilê Setí do Imaginário & Lab_Arte. Disponível em: https://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/view/652/580/2184

PLATÃO (2019). Fédon (da imortalidade da alma). Trad.: Carlos Alberto Nunes. São Paulo: Acrópolis (Filosofia). Disponível em: http://br.egroups.com/group/acropolis/

PORTILLA, Miguel León (1984). A conquista da América Latina vista pelos Índios – relatos astecas, maias e incas. Petrópolis: Vozes.

QUATRO, Fred Zero (1992). Caranguejo com cérebro – manifestos 1 e 2. Recife: banda Mundo Livre S/A – encartado no álbum “Da lama ao caos”, chico science & nação zumbi (1994).

RIBEIRO, Sidarta (2019). O oráculo da noite: A história e a ciência do sonho. São Paulo: Companhia das Letras.

RICOEUR, Paul (1991). O Si Mesmo como um Outro. Campinas: Papirus

RICOEUR, Paul (1992). Abordagens (Approches) da pessoa. Revista Filosófica Brasileira, vol. V (1). Rio de Janeiro: UFRJ, p. 11-24.

RICOEUR, Paul (2001). O passado tinha um futuro. In: MORIN, E. (org.). Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil.

SANCHEZ TEIXEIRA, Maria Cecília (2005). A pesquisa sobre imaginário no Brasil: percursos e percalços. In: PITTA, Danielle Perin Rocha (org.). Ritmos do imaginário. Prefácio de Gilbert Durand. Recife: ed. univesitária UFPE/Associação Ilê Setí do Imaginário, pp. 109-123.

SEGUNDO, João Florindo Batista (2022). O Trajeto Antropológico da Imagética Pictórica de Jacob Böehme: do Olho das Maravilhas à Imagem Figurativa. João Pessoa: UFPB, tese de doutoramento.

SEMON, Richard (1921). The Mneme. Londres: George Allen & Unwin, The Macmillan company.

SIRONNEAU, Jean-Pierre (1985). Retorno do mito e imaginário sócio-político e organizacional. São Paulo: Revista da Faculdade de Educação – USP, vol. 11, n.o 1-2, pp.243-273.

STRONGOLI, Maria Tereza. Q. G. (2005). Encontros com Gilbert Durand - Cartas, depoimentos e reflexões sobre o imaginário. In: PITTA. Danielle Perin Rocha (Org.) Ritmos do imaginário. Recife: Editoria Universitária – UFPE/Associação Ilê Setí do Imaginário.

SUZUKI, D. T. (1989). Erinnerung na einen Besuch bei Martin Heidegger. In: BUCHNER, Harmut (ed.). Japan und Heidegger: Gedenkschrift der Stadt Mebkirch zum 100. Geburtstag Martin Heideggers. Sigmaringen: Thorbecke Verlag.

TEIXEIRA, Antonio Braz (2008). Vicente Ferreira da Silva: da lógica simbólica à filosofia da mitologia. In: CDPB: Revista Brasileira de Filosofia, Estudos Destacados. Disponível em: https://web.archive.org/web/20170420182716/http://www.cdpb.org.br/vicente_ferreira_da_silva_braz_teixeira.pdf

TEIXEIRA, Faustino (2011). A fragrância plural do sufismo: Ibn´Arabi e a abertura inter-religiosa. Atualidade Teológica - Revista do Dpto. de Teologia da PUC-Rio, ano XV, n. 39, set/dez. pp.475-486.

TIBURI, Marcia & CASARA, Rubens (2015). A arte de escrever para idiotas. Portal Geledés / Revista Cult. Disponível em: https://www.geledes.org.br/a-arte-de-escrever-para-idiotas/

WILLMS, Elni Elisa (2013). Escrevivendo: uma fenomelogia rosiana do brincar. São Paulo: FEUSP, tese de doutoramento.

ZUBOFF, Shoshana (2020). A era do capitalismo de vigilância: a luta por um futuro humano na nova fronteira do poder. Rio de Janeiro: Ed. Intrínseca.

ZUCKERKANDL, Victor (1997). Cantar y hablar. In: Dioses Ocultos – Círculo Eranos II – selección de textos de Eranos Jahrbücher, E. Neumann, M. Eliade, G. Durand, H. Kawai, V. Zuckerkandll, proémio de Carl G. Jung, presentación de A. Ortiz-Osés. Barcelona: Antropos; Santafé de Bogotá: Uniandes,pp.171-208.

Downloads

Publicado

2023-06-20

Como Citar

FERREIRA-SANTOS, Marcos. ODE RECIFENSE À ARQUEOLOGIA DA PASSAGEM: IMAGINÁRIO E IMAGINAL EM BERDYAEV, CORBIN, DURAND E DANIELLE PERIN ROCHA PITTA. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 14, n. 34, p. 91–193, 2023. DOI: 10.25247/paralellus.2023.v14n34.p91-193. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/2248.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 120

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.