A MULHER, O PECADO E JESUS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2020.v11n27.p209-223

Palavras-chave:

Cristianismo - Gênero - Patriarcado - Sexualidade

Resumo

As questões de gênero e seus enfrentamentos nos parecem uma discussão apenas contemporânea. Todavia, quando estudamos os textos sagrados, no caso específico a Bíblia, percebemos que elas são muito mais antigas. Aliás, elas começaram desde a narrativa da Criação descrita no livro do Gênesis. A partir do relato do “casal inaugural”, num jogo de luz e sombras, vamos encontrar o traçado do perfil da mulher e seus papéis a serem desempenhados naquela cultura e que se espraiam no seio do cristianismo. A reflexão aqui apresentada evidencia o quanto a mulher, de cujo ventre nasceu o pecado, teve sua própria corporeidade decretada impura e enquadrada pela legislação patriarcal judaica. Ela encontrou, entretanto, na figura de Jesus de Nazaré, alguém que a colocou definitivamente no lugar que lhe cabia, isto é, “filha de Israel”, participante do “povo eleito”. Ainda mais. “Aquele nascido de mulher” sacralizou o ventre. Em Jesus Cristo, a mulher encontrou outros papéis a assumir: tornou-se discípula e apóstola. Não só. Contribuiu para o início de sua missão messiânica; acompanhou-o pelos vilarejos; seguiu passo a passo sua via-crucis; aceitou alargar sua maternidade sobre a humanidade inteira; acolheu-o morto em seus braços; e gritou a vitória sobre a morte proclamando sua Ressurreição. Eis a reflexão que propomos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Helena Rios de Araujo, UNICAP UNIT-ALAGOAS UNCISAL
    Doutora em Ciências da Religião pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP. Mestra em Ensino na Saúde pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Especialização em Ginecologia-Obsterícia, Genitoscopia, Clínica Médica e Educação Médica. Graduada em Medicina pela Fundação Universitária de Ciências da Saúde de Alagoas Governador Lamenha Filho (1990). Atualmente, professora assistente do Curso de Medicina da Universidade Estadual de Ciencias da Saúde de Alagoas - UNCISAL e professora adjunta do Centro Universitário Tiradentes - UNIT. Especialização em Desenvolvimento Docente em Metodologias Ativas. Membro do Grupo de Pesquisa Religião Cristã: fundamentos e desafios contemporâneos.

Referências

BEAUVIOR, Simone. O segundo sexo: a experiência vivida. 3. ed. São Paulo: Nova Fronteira, 2016.

BÍBLIA. Português. Bíblia de Jerusalém. Tradução do texto em língua portuguesa diretamente dos originais. Tradução das introduções e notas de Le Bible de Jérusalem, edição de 1998, publicada sob a direção da “École biblique de Jérusalem”. Edição em língua francesa.ed. ver. ampl. São Paulo: Paulus, 2002.

DEBERGÉ, Pierre. O amor e a sexualidade na Bíblia. Aparecida, SP: Santuário; São Paulo: Cidade Nova, 2003.

FACCHINI, Regina. Entre compassos e descompassos: um olhar para o "campo" e para a "arena” do movimento LGBT brasileiro. Natal: Bagoas - Estudos gays: gêneros e sexualidades, v. 3, n. 04, 2009, p. 131-158.

FIORENZA, Elisabeth Schüssler. As origens cristãs a partir da mulher: uma nova hermenêutica. São Paulo: Paulinas, 1992.

GEBARA, Ivone. As incômodas filhas de Eva na Igreja da América Latina. 2. ed. São Paulo: Paulinas, 1990.

GEBARA, Ivone. Teologia em ritmo de mulher. São Paulo: Paulinas, 1994.

GEBARA, Ivone; BONGEMER, Maria Clara L. Maria, mãe de Deus e mão dos pobres: um ensaio a partir da mulher e da América Latina. 2. ed. Coleção Teologia e Libertação. Petrópolis: Vozes, 1988.

HOORNAERT, Eduardo. Origens do cristianismo. São Paulo: Paulus, 2016.

KOCHMANN, Sandra. O lugar da mulher no judaísmo. Revista de Estudos da Religião. nº 2, 2005, p. 34-45. ISSN 1677-1222. Disponível em>: https://www.pucsp.br/rever/rv2_2005/p_kochmann.pdf. Acesso: 07 mai. 2020.

VELASCO, Carmiña Navia. Bíblia: caminho para a libertação da mulher. São Paulo: Paulinas, 1998.

VIDAL, Marciano. Moral do amor e da sexualidade. São Paulo: Paulinas, 1978.

Downloads

Publicado

2020-10-12

Edição

Seção

DOSSIÊ/DOSSIER (artigos/Articles)

Como Citar

RIOS DE ARAUJO, Sandra Helena. A MULHER, O PECADO E JESUS. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 27, p. 209–223, 2020. DOI: 10.25247/paralellus.2020.v11n27.p209-223. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1689.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 102

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.