SABERES DOCENTES: REFERENCIAL PARA ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE

Autores

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER) http://orcid.org/0000-0003-2168-1186
  • Rodrigo Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.25247/paralellus.2019.v10n24.p295-323

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Ciência da Religião, Formação de Professores, Saberes Docentes

Resumo

Este texto é resultado de uma pesquisa qualitativa sobre o impacto da formação inicial para o efetivo trabalho da docência. Este estudo é consequência da quarta etapa do Projeto Formação Inicial e Continuada para o Professor do Ensino Religioso no Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade, desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER). Na primeira etapa foram identificadas propostas de formação inicial e continuada no cenário brasileiro; na segunda fase foi elaborada uma história da formação do professor de Ensino religioso nacionalmente; para a terceira fase foram elaborados estudos e estratégias de formação, a partir das redes sociais. A atual etapa, em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Estadual do Pará (UEPA) e o IPFER, buscou compreender a relação entre a formação inicial e o cotidiano da sala de aula, utilizando como referencial os saberes docentes, de Maurice Tardif, em diálogo com um grupo de egressos para identificar esta relação.

 

TEACHING KNOWLEDGE: REFERENCE FOR THE ORGANIZATION OF TEACHER EDUCATION

Abstract

This text is the result of a qualitative research on the impact of the initial formation for the effective teaching work. This study is a consequence of the fourth stage of the Programa Formação Inicial e Continuada para a Diversidade (Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, IPFER). In the first stage, a proposal for initial and continued formation in the Brazilian scenario was identified; in the second phase a history of the formation of the teacher of religious education was elaborated nationally; for the third phase studies and training strategies were elaborated from social networks. Current stage in partnership with the Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Estadual do Pará (UEPA) and the IPFER to understand the relationship between training and daily classroom as a reference the knowledge teachers of Maurice Tardif in dialogue with a group of graduates to identify this relationship.

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Biografia do Autor

  • Sergio Rogério Azevedo Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião (IPFER)
    Pedagogo, Mestre e Doutor em Ciências da Educação; Pós-Doutor  em Ciências da Religião, Pós-Doutorado em Geografia da Religião, Livre Docente em Ciência da Religião e Diretor do Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião. Lattes: http://lattes.cnpq.br/8648726976057922.
  • Rodrigo Santos, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    Licenciado em Ciências da Religião, Mestrado em Educação e Doutoramento em Ciência da Religião. E-mail: naumamos@yahoo.com.br.

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Publicado

2019-12-20

Como Citar

JUNQUEIRA, Sergio Rogério Azevedo; SANTOS, Rodrigo. SABERES DOCENTES: REFERENCIAL PARA ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO DOCENTE. PARALELLUS Revista de Estudos de Religião - UNICAP, Recife, PE, Brasil, v. 10, n. 24, p. 295–323, 2019. DOI: 10.25247/paralellus.2019.v10n24.p295-323. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/view/1465.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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