Conflitos religiosos no antigo extremo norte goiano - atual norte tocantinense - na década de 1950: os missionários católicos orionitas versus protestantes batistas, assembleianos e “superstições”
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2018.v5n9.p254-269Palavras-chave:
Goiás, Orionitas, Conflitos.Resumo
O objetivo deste estudo é apresentar alguns conflitos religiosos ocorridos no antigo extremo norte de Goiás – atual norte tocantinense – na metade do século XX, entre os missionários católicos orionitas e o que eles consideraram como inimigos: pro-testantes batistas, assembleianos e o que classificaram como “superstições”. Uma das justificativas para este estudo é a necessidade de historicizar essa fonte biblio-gráfica: obra de memória já publicada por um missionário orionita. A metodologia consistiu na análise dessa obra a partir de uma leitura tendo como referencial estu-do sobre representação presente nas análises de Roger Chartier.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Secção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.