Harry Potter como recurso didático para o ensino da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985)

Authors

  • Roberto Radünz Universidade de Caxias do Sul. PPGHIS
  • Victória Zanela Universidade de Caxias do Sul

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2021.v8n15.p117-138

Keywords:

Ditadura Civil-Militar Brasileira, História e Cinema, Ensino de História.

Abstract

A série Harry Potter consolidou-se como fenômeno literário e cinematográfico. Os livros e filmes nos apresentam um mundo que existe paralelamente ao real, um mundo bruxo com seus próprios costumes e estruturas. Na ficção escrita por J.K. Rowling, o mundo bruxo passa pelo processo de criação de um governo ditatorial que se assemelha às experiências reais da História do Brasil ocorridas no período de 1964 a 1985, isto é, quando o país viveu a Ditadura Civil-Militar. O tema em questão dialoga com a História do Tempo Presente e os debates já bastante consolidados a respeito do uso do cinema em sala de aula. O presente trabalho busca analisar as semelhanças referidas acima, a fim de utilizá-las como recurso didático nas aulas de História. Além da análise de semelhanças e diferenças entre ficção e realidade, serão abordadas algumas sugestões que poderão ser amplificadas pelos professores para sua utilização em sala de aula no ensino básico.


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Author Biographies

  • Roberto Radünz, Universidade de Caxias do Sul. PPGHIS
    Possui graduação em História e Teologia. Doutor em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pós-doutorado pela Universidade de Varsóvia - Polônia. Professor e pesquisador da Universidade de Caxias do Sul - UCS 
  • Victória Zanela, Universidade de Caxias do Sul
    Graduada em História pela Universidade de Caxias do Sul

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Published

2021-03-04

How to Cite

RADÜNZ, Roberto; ZANELA, Victória. Harry Potter como recurso didático para o ensino da Ditadura Civil-Militar Brasileira (1964-1985). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 8, n. 15, p. 117–138, 2021. DOI: 10.25247/hu.2021.v8n15.p117-138. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/1771.. Acesso em: 22 jul. 2024.

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