Pesquisa histórica com processos trabalhistas
Uma experiência a partir do acervo da Junta do Paulista no LAHM-UFPE/TRT6 (1943-1946)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2025.v12n23.p4-25Palavras-chave:
trabalhadores(as), Processos trabalhistas, Companhia de Tecidos PaulistaResumo
Em atividade há 20 anos, o Laboratório História e Memória da UFPE e TRT6 (LAHM), preserva e disponibiliza para pesquisa milhares de processos trabalhistas. Esses processos se constituem em documentos que registram a luta por direitos de inúmeros trabalhadores e trabalhadoras de Pernambuco, sendo de extrema importância para pesquisas que abordam questões do mundo do trabalho no estado. Este artigo trata da importância do acervo do LAHM e de pesquisas que se utilizam de sua documentação. Para a análise foram escolhidos os documentos do acervo do município do Paulista, que abrigava uma das mais importantes fábricas de tecidos da América Latina. Este acervo é o mais antigo do LAHM, datando do ano de aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. Os processos registram como os donos da Fábrica se recusaram e tentaram impedir a aprovação da Lei de Salário Mínimo nas Fábricas Paulista, bem como suas táticas para negar direitos já garantidos por lei aos seus operários e operárias.
Downloads
Referências
ALCÂNTARA, Patrícia Costa de. Os Conflitos de um conflito: processos trabalhistas ajuizados nas Juntas de conciliação e julgamento de Belo Horizonte durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2018.
ALCÂNTARA, Patrícia Costa de. Processos trabalhistas individuais como fontes para a história social do trabalho no Brasil. In SPERANZA, Clarice; SCHEER, Micaele (orgs) Trabalho, democracia e direitos: disputas e lutas por direitos no tempo presente. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. 3.
ALVES, Deivide Rodrigues; PEREIRA, Rita de Cássia Mendes. O mundo dos trabalhadores nas fontes da Justiça do Trabalho: Desafios da pesquisa histórica. In: Arquivo e memória dos trabalhadores da cidade e do campo - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2015. p. 35-45.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CORRÊA, Larissa Rosa. Trabalhadores têxteis e metalúrgicos a caminhos da Justiça do Trabalho: leis e direito na cidade de São Paulo, 1953 a 1964. Tese de Doutorado, Unicamp, 2007.
DABAT, Christine Rufino. A rica história dos trabalhadores segundo os arquivos da Justiça do Trabalho: incitação à pesquisa. In: OLIVEIRA, TB., org. Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2015.
GOMES, Ângela de Castro; SILVA, Fernando Teixeira da. A Justiça do Trabalho e sua História. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
LEWIS, Susan. Indesejáveis e perigosos na Arena política: Pernambuco, o antissemitismo e a questão alemã no Estado Novo (1937-1945). Tese (doutorado) – PPGH-UFPE, Recife, 2005.
LOPES, José Sérgio Leite. Considerações sobre conflitos em torno dos direitos do trabalho na cidade das chaminés In: MONTENEGRO, Antonio Torres; ARAÚJO, Karlene Sayanne (org). Historiografia: Rastros e vestígios documentais de trabalhadoras e trabalhadores. Recife: Editora UFPE, 2022.
LOPES, José Sérgio Leite. A tecelagem dos conflitos de classe na cidade das chaminés. Editora Marco Zero, 1988.
MONTENEGRO, Antonio; GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. Processos trabalhistas: mobilização social, arquivamento e historiografia. In: TAVARES, Marcelo Góes; MONTENEGRO, Antonio (org). Histórias de trabalhadores e da Justiça do Trabalho. Arapiraca: Eduneal, 2018.
NEVES, Anna Maria Litwak. “O direito que temos é o de morrer de fome”: os operários da Companhia de Tecidos Paulista e a busca por direitos na Justiça do Trabalho (1950-1952). 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 HISTÓRIA UNICAP

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.













A História Unicap está licenciada com uma licença