Famílias confinadas, infâncias desprotegidas

apontamentos sobre os impactos da pandemia da Covid19 sob a égide do governo Bolsonaro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2022.v9n17.p71-90

Palavras-chave:

Covid19, políticas sociais, famílias: infâncias e adolescências.

Resumo

Diante do cenário de pandemia fica evidenciado a importância de sistemas de proteção social em todo o mundo. No Brasil a pandemia da Covid19, associada a um processo em curso de desmonte das políticas públicas, intensifica muitos dos desafios a serem enfrentados, principalmente, no que se refere às proteções das infâncias e adolescências e suas famílias, com destaque para aquelas pobres, pretas e periféricas. Este artigo se volta para a análise sobre os efeitos do confinamento social vivenciado e de ainda difícil mensuração, sobre a capacidade protetiva das famílias brasileiras em relação as suas crianças e adolescentes, bem como sobre os aspectos conjunturais da ascensão e acirramento das pautas conservadoras e neoliberais sob a égide do Governo Bolsonaro. Os apontamentos derivam de reflexões estabelecidas no contexto do Curso de Especialização em Direitos da Criança e do Adolescente, ofertado pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, através da Escola de Conselhos de Pernambuco. A reflexão aqui proposta se volta para os desafios do tempo presente, os contornos de uma relação familista entre o Estado e sociedade ao longo da história e perspectivas para o futuro em relação ao trabalho de proteção das infâncias em um país sob efeitos de diversas crises, sejam as da história do tempo presente, sejam as delineadas e cristalizadas ao longo da formação social do Brasil, com recorte mais específico para os efeitos da pandemia, ainda em curso, da Covid19.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mirella Cavalcante Vilar Lima, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Mestranda em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2007.2). Especialista em Gestão da Política de Assistência Social, pela Universidade Veiga de Almeida(2010.2) e em Direitos da Criança e do Adolescente, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Possui experiência em gestão de políticas públicas, no executivo municipal e estadual, tendo como principal área de atuação a Assistência Social e das infâncias e adolescências. Atuou no controle social de políticas públicas enquanto Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Jaboatão dos Guararapes.

  • Raquel de Aragão Fernandes Uchôa, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

    Possui graduação em Economia Doméstica pela Universidade Federal de Viçosa (2003), mestrado em Extensão Rural pela mesma Universidade (2007) e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2012). É professora do Departamento de Ciências do Consumo da Universidade Federal Rural de Pernambuco. É professora e coordenadora do Programa de Mestrado em Consumo, Cotidiano e Desenvolvimento Social /PGCDS da UFRPE. Professora do Programa de de Pós-Graduação Educação, cultura e Identidades UFRPE/Fundaj.. Faz parte da coordenação do Observatório da Família que integra o Instituto Menino Miguel . É pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Mulher/NUPEM, do Observatório da Família e do Núcleo de estudos do Consumo e Economia Família - NECEF e Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Politicas Públicas e Desenvolvimento/ LABOR . Integra o corpo docente da Escola de Conselhos de Pernambuco. Entre as áreas temáticas de interesse estão: Estudos da família; Relações étnico-raciais, de classe, gênero/sexualidade e geração; Políticas Sociais;; Insterseccionalidades; Movimentos sociais; Relações de consumo; Direitos Humanos; Direito a cidade e ao Habitar, Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes; Segurança Alimentar e Nutricional e Sistema Prisional.

Referências

AREND, Silvia Maria Fávero.“Sopram novos ventos...”, Legislação e a noção de família no período da democratização (Brasil, 1980-1990). Anais do XIC Encontro Estadual de História-Tempo, me-morias e expectativas, 2012, UDESC, Florianópolis, SC.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm , Acesso em 29/05/2022.

BRASIL. Decreto Presidencial n. 10.174, de 8 de dezembro de 2019. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2019/decreto/D10174impressao.htm , Acesso em 29/05/2022.

CISLAGHI, Juliana Fiuza. Do neoliberalismo de cooptação ao ultraneoliberalismo: respostas do capital à crise. Partes I, II e III, 2020. Disponível em: <https://esquerdaonline.com.br/2020/06/08/do-neoliberalismo-de-cooptacao-ao-ultraneoliberalismo-respostas-docapital-a-crise>. Acesso em: 29/05/2022.

DAS,Veena. Encarando a Covid-19: Meu lugar sem esperança ou desespero. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social –Rio de Janeiro –Reflexões na Pandemia 2020 –pp. 1-16. Disponível em: https://www.reflexpandemia.org/texto-23. Acesso em: 15/06/2022.

GÊNERO, Número e; SEMPREVIVA, Organização Feminista. Sem parar: o trabalho e a vida das mulheres na pandemia. Relatório. São Paulo; Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: http://mulheresnapandemia.sof.org.br/relatorio , Acesso em 30/05/2022.

GOLDANI, Ana Maria. As famílias no Brasil contemporâneo e o mito da desestruturação. Cadernos Pagu, 1993, n.1.

GUIMARÃES, Rosamélia Ferreira; ALMEIDA, Sil- vana Cavichioli Gomes. Reflexões sobre o trabalho social com famílias. In: ACOSTA, Ana Rojas; VITA- LE, Maria Amália Faller (Org.). Família: rede, laços e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2010. p. 127-134.

LEITE, Márcia Pereira. Biopolítica da precariedade em tempos de pandemia. DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social –Rio de Janeiro –Reflexões na Pandemia 2020 –pp. 1-16. Disponível em: https://www.reflexpandemia.org/texto-23. Acesso em: 15/05/2022.

MELLO, Kátia Sento Sé. Desigualdade, negligência, urgência, violência e potência na favela a partir da pandemia da Covid-19:Entrevista com Eliana Silva, fundadora da Redes da Maré, Rio de Janeiro DILEMAS: Revista de Estudos de Conflito e Controle Social –Rio de Janeiro –Reflexões na Pandemia 2020 –pp. 1-16. Disponível em: https://www.reflexpandemia.org/texto-23. Acesso em: 15/05/2022.

MIOTO, Regina Célia. Famílias e políticas sociais. In: BOSCHETTI, Ivanete; BERHING, Elaine Rosseti; SANTOS, SILVANA Mara de Morais dos; MIOTO, Regina Célia Tamaso (Orgs). Política Social no Capitalismo: tendências contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2009.

PENSSAN, Rede. Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil. Brasília, 2021. Disponível em: http://olheparaafome.com.br/VIGISAN_Inseguranca_alimentar.pdf , Acesso em 29/05/2022.

PEREIRA, Camila P. Nova direita, corporocracia e política social. In: POTYARA, Pereira (org.). Ascensão da nova direita e o colapso da soberania política: transfigurações da política social. São Paulo: Editora Cortez, 2020, p. 119-138.

QUADROS, Marcos Paulo dos Reis; MADEIRA, Rafael Machado. Fim da direita

envergonhada? Atuação da bancada evangélica e da bancada da bala e os caminhos da

representação do conservadorismo no Brasil. 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/op/a/fb7t4KkpVsJfvHwgLnf3wxS/abstract/?lang=pt , Acesso em 30/05/2022

RIZZINI, Irene; Francisco Pilotti (orgs.). A arte de governar crianças: a história das políticas sociais, da legislação e da assistência à infância no Brasil. 3ª Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

ROSA, Mariana. A desigualdade é a nossa pandemia particular. Disponível em: < https://lunetas.com.br/a-desigualdade-e-a-nossa-pandemia/>. Acesso em: 20/05/2022.

SOUZA, Jessé. A Ralé Brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.

TEJADAS, Silvia. Igrejas neopentencostais e o Serviço Social na conjuntura brasileira:

aproximações preliminares. In: SILVA, M. Liduína Oliveira e. (org.). Congresso da Virada e

o Serviço Social hoje: reação conservadora, novas tensões e resistências. São Paulo: Editora

Cortez, 2019, p. 135-153.

UNICEF. Cenário da Exclusão Escolar no Brasil. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/14026/file/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil.pdf, Acesso em 30/05/2022.

UNICEF. Pobreza Infantil Monetária do Brasil. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/media/17881/file/pobreza-infantil-monetaria-no-brasil.pdf, Acesso em 30/05/2022.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

LIMA, Mirella Cavalcante Vilar; UCHÔA, Raquel de Aragão Fernandes. Famílias confinadas, infâncias desprotegidas: apontamentos sobre os impactos da pandemia da Covid19 sob a égide do governo Bolsonaro. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 17, p. 71–90, 2022. DOI: 10.25247/hu.2022.v9n17.p71-90. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2140.. Acesso em: 27 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 96

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.