Pesquisa histórica com processos trabalhistas
Uma experiência a partir do acervo da Junta do Paulista no LAHM-UFPE/TRT6 (1943-1946)
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2025.v12n23.p4-25Palabras clave:
trabalhadores(as), Processos trabalhistas, Companhia de Tecidos PaulistaResumen
Em atividade há 20 anos, o Laboratório História e Memória da UFPE e TRT6 (LAHM), preserva e disponibiliza para pesquisa milhares de processos trabalhistas. Esses processos se constituem em documentos que registram a luta por direitos de inúmeros trabalhadores e trabalhadoras de Pernambuco, sendo de extrema importância para pesquisas que abordam questões do mundo do trabalho no estado. Este artigo trata da importância do acervo do LAHM e de pesquisas que se utilizam de sua documentação. Para a análise foram escolhidos os documentos do acervo do município do Paulista, que abrigava uma das mais importantes fábricas de tecidos da América Latina. Este acervo é o mais antigo do LAHM, datando do ano de aprovação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943. Os processos registram como os donos da Fábrica se recusaram e tentaram impedir a aprovação da Lei de Salário Mínimo nas Fábricas Paulista, bem como suas táticas para negar direitos já garantidos por lei aos seus operários e operárias.
Descargas
Referencias
ALCÂNTARA, Patrícia Costa de. Os Conflitos de um conflito: processos trabalhistas ajuizados nas Juntas de conciliação e julgamento de Belo Horizonte durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Dissertação (Mestrado) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, 2018.
ALCÂNTARA, Patrícia Costa de. Processos trabalhistas individuais como fontes para a história social do trabalho no Brasil. In SPERANZA, Clarice; SCHEER, Micaele (orgs) Trabalho, democracia e direitos: disputas e lutas por direitos no tempo presente. 1ed.Porto Alegre: Editora Fi, 2019, v. 3.
ALVES, Deivide Rodrigues; PEREIRA, Rita de Cássia Mendes. O mundo dos trabalhadores nas fontes da Justiça do Trabalho: Desafios da pesquisa histórica. In: Arquivo e memória dos trabalhadores da cidade e do campo - Rio de Janeiro: Arquivo Nacional; São Paulo: Central Única dos Trabalhadores, 2015. p. 35-45.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. 6 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.
CORRÊA, Larissa Rosa. Trabalhadores têxteis e metalúrgicos a caminhos da Justiça do Trabalho: leis e direito na cidade de São Paulo, 1953 a 1964. Tese de Doutorado, Unicamp, 2007.
DABAT, Christine Rufino. A rica história dos trabalhadores segundo os arquivos da Justiça do Trabalho: incitação à pesquisa. In: OLIVEIRA, TB., org. Trabalho e trabalhadores no Nordeste: análises e perspectivas de pesquisas históricas em Alagoas, Pernambuco e Paraíba [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2015.
GOMES, Ângela de Castro; SILVA, Fernando Teixeira da. A Justiça do Trabalho e sua História. Campinas: Editora da Unicamp, 2013.
LEWIS, Susan. Indesejáveis e perigosos na Arena política: Pernambuco, o antissemitismo e a questão alemã no Estado Novo (1937-1945). Tese (doutorado) – PPGH-UFPE, Recife, 2005.
LOPES, José Sérgio Leite. Considerações sobre conflitos em torno dos direitos do trabalho na cidade das chaminés In: MONTENEGRO, Antonio Torres; ARAÚJO, Karlene Sayanne (org). Historiografia: Rastros e vestígios documentais de trabalhadoras e trabalhadores. Recife: Editora UFPE, 2022.
LOPES, José Sérgio Leite. A tecelagem dos conflitos de classe na cidade das chaminés. Editora Marco Zero, 1988.
MONTENEGRO, Antonio; GUIMARÃES NETO, Regina Beatriz. Processos trabalhistas: mobilização social, arquivamento e historiografia. In: TAVARES, Marcelo Góes; MONTENEGRO, Antonio (org). Histórias de trabalhadores e da Justiça do Trabalho. Arapiraca: Eduneal, 2018.
NEVES, Anna Maria Litwak. “O direito que temos é o de morrer de fome”: os operários da Companhia de Tecidos Paulista e a busca por direitos na Justiça do Trabalho (1950-1952). 2019. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 HISTÓRIA UNICAP

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.













A História Unicap está licenciada com uma licença