O trabalho infantil revelado pelo concurso arte-livre
uma análise dos desenhos produzidos por crianças e adolescentes de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2022.v9n17.p138-154Palavras-chave:
arte-livre, crianças e adolescentes, protagonistaResumo
O presente artigo faz uma breve discussão sobre protagonismo infantoadolescente reverberado na construção de desenhos, no âmbito do 9º concurso Arte-Livre, que tematizou “Trabalho Infantil não é Legal”. O objetivo é discutir como crianças e adolescentes representam as implicações da exploração do trabalho infantil em seu cotidiano. Para interpretação dos dados, realizamos uma análise descritiva de três desenhos de crianças que competiram entre si, neste concurso. Essas obras cumpriram um importante papel na manifestação da cosmovisão desse segmento sobre violações de direitos da criança e do adolescente, proporcionando assumir um posicionamento crítico sobre o trabalho infantil e permitindo que o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Pernambuco tivesse subsídios para a deliberação sobre a construção de políticas para a proteção integral.
Downloads
Referências
AIDAR, Laura. O que é Arte?. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-arte/. Acesso em: 04 dez. 2021.
AMORIM, M. O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], v. 15, n. 2, p. Port. 64–96 / Eng. 67, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617. Acesso em: 08 jan. 2022.
ARANHA, Carmen Sylvia Guimarães; BRITO, Amaury C.; ROSATO, Alex. Cultura de visualidades: aproximações da linguagem artístico-visual. In: Espaços da mediação. São Paulo. MAC-USP, p. 37-58, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/37523191.pdf. Acesso em: 08 jan. 2022.
BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.
SILVA, Silvio Profirio da. O texto visual, afinal, o que é?. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/22/o-texto-visual-afinal-o-que-eacute. Acesso em: 08 jan. 2022.
CEDCA-PE. Regulamento da 9ª edição do concurso arte – livre. Disponível em: https://static1.leiaja.com/sites/default/files/anexos/2014/07/11/regulamento_arte_livre_2014_-_com_errata.pdf .Acesso em: 08 jan. 2022.
PAGANINI, Juliana. O trabalho infantil no Brasil: uma história de exploração e sofrimento. Amicus Curiae V.5, N.5 (2008), 2011.
PERES, Lucas. GIOVANA, Carla. Ciência e Arte: estabelecendo interfaces em novos territórios de aprendizagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9bQqPm0rzRI&t=1s. Acesso em: 23 dez. 2021.
PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.1999.
RAMOS, Fábio Pestana. A história trágico-marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de. A história trágico-marítima das crianças nas
embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das
Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 HISTÓRIA UNICAP
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.