O grupo teatral Gente Nossa e a cruzada social contra os mocambos no Recife (1939)

Autores

  • Newton Darwin de Andrade Cabral Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
  • Lúcio Renato Mota Lima Instituto Profissional Maria Auxiliadora.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n5.p189-201

Palavras-chave:

Arte e política. Teatro pernambucano. Urbanização do Recife.

Resumo

O artigo aborda a relação de intelectuais com o sistema de poder, enfatizando mais uma situação em que se fez a tentativa de solucionar conflitos sociais existentes em determinada conjuntura, recorrendo a estratégias de desmobilização social. A análise tem como cenário o período do Estado Novo, particularizado nas disseminações de sua forma de agir, no caso, focando em Pernambuco, no períododa gestão de Agamenon Magalhães. O ator principal é o Grupo de Teatro Gente Nossa, e a trama envolve a luta contra os mocambos, uma vez que a erradicação daquele tipo de moradia era uma das metas do interventor pernambucano. A análise empreendida ajuda a desvendar a utilização de empreendimentos culturais postos a serviço de um projeto político. O artigo evidencia uma importante vinculação: a que se deu entre o regime então vigente e um dos mais sólidos pilares de sua sustentação – a cultura. E, nesta, a manifestação teatral planejada para ser um eficaz veículo de publicidade objetivando a fomentação de um pensamento hegemônico que, por sua vez, visava a justificar as lutas travadas em favor da edificação de uma sociedade ordenada e obediente a valores pré-estabelecidos. Baseado em pesquisas documental e bibliográfica, o estudo não deixa dúvidas de que a atuação do Grupo de Teatro Gente Nossa foi mais um caso que pressupunha a arte instrumentalizada e posta a serviço da consolidação de um modelo social; portanto, não voltada à produção de embevecimentos e fruições estéticas.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Newton Darwin de Andrade Cabral, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
    Professor do Curso de História e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).
  • Lúcio Renato Mota Lima, Instituto Profissional Maria Auxiliadora.
    Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Downloads

Publicado

2016-11-02

Como Citar

CABRAL, Newton Darwin de Andrade; LIMA, Lúcio Renato Mota. O grupo teatral Gente Nossa e a cruzada social contra os mocambos no Recife (1939). HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 5, p. 189–201, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n5.p189-201. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/827.. Acesso em: 22 jan. 2025.

Artigos Semelhantes

1-10 de 99

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.