O trabalho infantil revelado pelo concurso arte-livre

uma análise dos desenhos produzidos por crianças e adolescentes de Pernambuco

Autores/as

  • Lucas Paes do Amaral Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Viviane Maria da Silva Pimentel Amorim Rabello Centro Universitário Internacional - UNINTER
  • José Almir do Nascimento Universidade de Pernambuco (UPE)

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2022.v9n17.p138-154

Palabras clave:

arte-livre, crianças e adolescentes, protagonista

Resumen

O presente artigo faz uma breve discussão sobre protagonismo infantoadolescente reverberado na construção de desenhos, no âmbito do 9º concurso Arte-Livre, que tematizou “Trabalho Infantil não é Legal”. O objetivo é discutir como crianças e adolescentes representam as implicações da exploração do trabalho infantil em seu cotidiano. Para interpretação dos dados, realizamos uma análise descritiva de três desenhos de crianças que competiram entre si, neste concurso. Essas obras cumpriram um importante papel na manifestação da cosmovisão desse segmento sobre violações de direitos da criança e do adolescente, proporcionando assumir um posicionamento crítico sobre o trabalho infantil e permitindo que o Conselho de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescentes de Pernambuco tivesse subsídios para a deliberação sobre a construção de políticas para a proteção integral.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Lucas Paes do Amaral, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

    Licenciado em história, cursa mestrado em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É vinculado ao Laboratório de História das Infâncias (LAHIN-UFRPE) e Escola de Conselhos de Pernambuco. Militante do Movimento Luta por Teto, Terra e Trabalho (MLTT).

  • Viviane Maria da Silva Pimentel Amorim Rabello, Centro Universitário Internacional - UNINTER

    Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER e pós-graduada em Alfabetização e Letramento pela mesma instituição.

  • José Almir do Nascimento, Universidade de Pernambuco (UPE)

    Professor Adjunto da Universidade de Pernambuco e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE), é pesquisador do Grupo de Pesquisas em Educação e Sociologia (SODÉ - UPE).

Referencias

AIDAR, Laura. O que é Arte?. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/o-que-e-arte/. Acesso em: 04 dez. 2021.

AMORIM, M. O discurso da dança e o conceito de gênero – alguns elementos de leitura. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, [S. l.], v. 15, n. 2, p. Port. 64–96 / Eng. 67, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/42617. Acesso em: 08 jan. 2022.

ARANHA, Carmen Sylvia Guimarães; BRITO, Amaury C.; ROSATO, Alex. Cultura de visualidades: aproximações da linguagem artístico-visual. In: Espaços da mediação. São Paulo. MAC-USP, p. 37-58, 2011. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/37523191.pdf. Acesso em: 08 jan. 2022.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei Federal 8.069 de 13 de julho de 1990.

SILVA, Silvio Profirio da. O texto visual, afinal, o que é?. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/14/22/o-texto-visual-afinal-o-que-eacute. Acesso em: 08 jan. 2022.

CEDCA-PE. Regulamento da 9ª edição do concurso arte – livre. Disponível em: https://static1.leiaja.com/sites/default/files/anexos/2014/07/11/regulamento_arte_livre_2014_-_com_errata.pdf .Acesso em: 08 jan. 2022.

PAGANINI, Juliana. O trabalho infantil no Brasil: uma história de exploração e sofrimento. Amicus Curiae V.5, N.5 (2008), 2011.

PERES, Lucas. GIOVANA, Carla. Ciência e Arte: estabelecendo interfaces em novos territórios de aprendizagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=9bQqPm0rzRI&t=1s. Acesso em: 23 dez. 2021.

PRIORE, Mary Del (org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto.1999.

RAMOS, Fábio Pestana. A história trágico-marítima das crianças nas embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

MOURA, Esmeralda Blanco Bolsonaro de. A história trágico-marítima das crianças nas

embarcações portuguesas do século XVI. In: PRIORE, Mary Del (Org). História das

Crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 1999.

Publicado

2022-11-30

Cómo citar

AMARAL, Lucas Paes do; RABELLO, Viviane Maria da Silva Pimentel Amorim; NASCIMENTO, José Almir do. O trabalho infantil revelado pelo concurso arte-livre: uma análise dos desenhos produzidos por crianças e adolescentes de Pernambuco. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 9, n. 17, p. 138–154, 2022. DOI: 10.25247/hu.2022.v9n17.p138-154. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/2095.. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos similares

21-30 de 33

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.