Abordagem etnográfica com crianças no contexto da instituição de educação infantil: uma aventura antropológica

Autores

  • Raquel Dilly Konrath Instituto Superior de Educação Ivoti/ISEI e Feevale/NH.

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p351-362

Palavras-chave:

Etnografia. Criança. Educação infantil.

Resumo

Sustenta-se hoje a necessidade de revermos a nossa postura investigativa sobre as crianças, rompendo com os paradigmas que as compreendem como sujeitos passivos, reprodutoras ou receptoras de cultura. Na concepção da sociologia da infância, essa visão é reformulada, concebendo as crianças como participantes ativos da construção social. Nessa visão, compreende-se a infância como categoria social e cultural e as crianças como importantes referentes empíricos de estudo. Isso significa que é preciso estudá-las a partir de si próprias. Nesse sentido, a abordagem etnográfica apresenta-se como um desafio e uma grande possibilidade de conduzir as pesquisas organizacionais investigativas com crianças.   A etnografia nos permite estudar a criança como “Outro”, como uma Alteridade, mas justamente para conhecê-la como “Outro” a partir de uma convivência prolongada e da participação de suas rotinas na Instituição de Educação Infantil, grupo social a ser pesquisado. A opção pela abordagem etnográfica consiste em atender às singularidades da realidade social e cultural de uma turma de crianças em uma Instituição de Educação Infantil da Encosta da Serra/RS para procurar compreender os valores éticos e morais, os códigos, as intenções e motivações que orientam a seleção, a significação e a utilização dos brinquedos na rotina da escola e de que forma eles podem ser constitutivos das culturas infantis. Através da análise desses resultados, pretende-se contribuir com os estudos sobre a Educação Infantil e suas práticas pedagógicas, trazendo reflexões sobre a construção de uma postura pedagógica que tenha como pressuposto a escuta e olhar atento “com” e não “sobre” as crianças, reconhecendo-as em suas diferentes manifestações culturais.

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Biografia do Autor

  • Raquel Dilly Konrath, Instituto Superior de Educação Ivoti/ISEI e Feevale/NH.
    Pedagoga , especialista na Educação Infantil e Anos Iniciais, com mestrado em Teologia (Religião e Educação). Doutoranda em Processos e Manifestações Culturais pela Feevale. Atualmente é coordenadora e professora no Curso Normal - Ensino Médio, coordenadora e supervisora de estágio no Instituto de Educação Ivoti e professora do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI) nas disciplinas de Lúdico na Educação, Infância, Estágio I e IV. Formadora nos cursos de extensão pela mesma Instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: projetos, ludicidade, gestão escolar, projeto político pedagógico e coordenação pedagógica.

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Publicado

2016-12-31

Como Citar

KONRATH, Raquel Dilly. Abordagem etnográfica com crianças no contexto da instituição de educação infantil: uma aventura antropológica. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 351–362, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p351-362. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/889.. Acesso em: 5 maio. 2024.

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