As exposições do IAC/MASP (1951-1953) e do IDI/MAM-RJ (1968-1978): institucionalização do design e industrialização

Autores

  • Gustavo Cossio Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Alexandre Schiavoni Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

DOI:

https://doi.org/10.25247/hu.2016.v3n6.p463-481

Palavras-chave:

História do design. Exposição de design. Educação.

Resumo

Este estudo trata do papel relevante que determinadas exposições e instituições museológicas tiveram para a difusão do design moderno no Brasil. Os nomes aqui apresentados contribuíram com a organização e projetos de exposição de design que, hoje, acrescentamno estudo da história do design no Brasil. Assim, são analisadas as ações no nível institucional, com o foco em dois museus, o Museu de Arte de São Paulo – MASP e seu Instituto de Arte Contemporânea – IAC, e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro – MAM-RJ, que sediou o Instituto de Desenho Industrial – IDI. No primeiro, são importantes os nomes de Lina Bo e Pietro Maria Bardi e do designer Alexandre Wollner, para a exposição de Max Bill, no início dos anos 1950. Já a respeito do segundo, enfatizamos a atuação de Karl Heinz Bergmiller, a partir dos anos 1960, que desenvolveu sistemas expositivos para o MAM-RJ e, além disso, realizou as bienais de desenho industrial, nas dependências do museu. Importa ressaltar que uma das justificativas para a produção de exposições de design em instituições museológicas, a partir do período moderno, reside no fato de a inserção da atividadeemergir também em meio ao circuito artístico e cultural, no contexto de industrialização. Constata-se que a exposição museológica torna-se um dos meios para aproximar o público do design concebido em âmbito nacional, e também oportunizar o contato com projetos desenvolvidos em outros países. Por fim, é possível compreender que as exposições realizadas naqueles museus tiveram papel fundamental para a inserção de uma cultura de design no país.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gustavo Cossio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
    Mestre em Design pelo Programa de Pós-graduação em Design da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - PGDESIGN/UFRGS. Bacharel em Design pela Universidade Luterana do Brasil - ULBRA. Tem experiência no ensino do design, em projetos de pesquisa e de extensão universitária, nos seguintes temas: design social, teoria e história do design, design gráfico e design gráfico-ambiental. Atualmente é professor do Instituto Federal de Santa Catarina - IFSC.
  • Alexandre Schiavoni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

    Atua como consultor ad hoc do Ministério da Educação ? MEC/INEP para autorização e reconhecimento de cursos de Graduação e para avaliação institucional. Experiência profissional em diversas empresas, destacando-se a atual atuação como diretor acadêmico da PROGRAD - pró-reitoria de graduação e extensão da Universidade Camilo Castelo Branco ? UNICASTELO, que possui mais de 80 cursos de graduação. Na IES, exerce a orientação pedagógica e gerencial dos cursos: odontologia, administração, ciências contábeis, agronomia, medicina veterinária e diversos cursos superiores de tecnologia nos 3 (três) campi. Responsável pela elaboração e implantação da planilha de ocupação docente de todas as unidades, abrangendo a distribuição de carga horária dos 568 (quinhentos e sessenta e oito) professores. Também orienta a implantação de relatórios e estudos acerca da viabilidade dos cursos, traçando e acompanhando diversos indicadores de desempenho. Nesse trabalho já foi possível identificar maneiras de redução da despesa relacionada à folha de pagamento docente em torno de 15% (quinze por cento). Acompanha e orienta o trabalho dos setores administrativos ligados à PROGRAD, como secretaria acadêmica, central de atendimento, central de cursos e processo seletivo. Acompanha e organiza os processos de avaliação externa, como reconhecimento de cursos e outros. Participou, como membro da PROGRAD, no processo de avaliação externa, onde a IES obteve a nota 4 (quatro). Atuou diretamente na autorização do EaD (Ensino à Distância) na IES, coordenando os trabalhos que resultaram na aprovação, com nota 4 (quatro), do curso de administração na nova modalidade, na autorização institucional com a mesma nota 4 (quatro) e na aprovação dos 5 (cinco) pólos de apoio presencial, também com a mesma nota. Exerceu a coordenação geral dos cursos de pós-graduação da Fundação Getúlio Vargas - FGV em Florianópolis e assessoria à Direção Geral da SOCIESC, afiliada da FGV para Florianópolis, Vale do Itajaí, Blumenau e Joinville. Atuou na gestão educacional, criando e apoiando o desenvolvimento e execução de orçamentos e metas para a educação superior e pós superior. Atuou, também, no ensino das disciplinas relacionadas ao tronco financeiro dos cursos de graduação em Administração de Empresas, destacadamente Matemática Financeira, Análise de Investimentos e Administração Financeira. Possui graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1995) e mestrado em Administração pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001).

     

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

COSSIO, Gustavo; SCHIAVONI, Alexandre. As exposições do IAC/MASP (1951-1953) e do IDI/MAM-RJ (1968-1978): institucionalização do design e industrialização. HISTÓRIA UNICAP , Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 6, p. 463–481, 2016. DOI: 10.25247/hu.2016.v3n6.p463-481. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/historia/article/view/901.. Acesso em: 28 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 261

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.