A Guerra Civil Espanhola narrada pelos vencidos: George Orwell e soldados voluntários brasileiros
DOI:
https://doi.org/10.25247/hu.2017.v4n7.p120-129Palavras-chave:
Guerra Civil Espanhola, narradores, HistóriaResumo
A Guerra Civil Espanhola é um tema bastante instigante para historiadores e literatos, pois determinou uma época, mudou percursos e visões de mundo, além de ser materi-al de base para a produção de inúmeros relatos, romances, obras de arte, produções cinematográficas, entre outros. O lado vencedor não foi o que contemplou soldados voluntários oriundos de distintos países, porém, a singularidade memorialista acerca deste conflito é queas produções abordam, na grande maioria das vezes, o lado dos vencidos. Nesta perspectiva, pretende-se, neste artigo, enaltecer a obra Lutando na Espanha e recordando a Guerra Civil, de George Orwell, o qual foi soldado voluntá-rio no conflito ao lado dos republicanos, e a coletânea de narrativas orais de ex-soldados brasileiros, denominada A revolução possível: História oral de soldados brasileiros na Guerra Civil Espanhola, organizada por José Sebe Bom Meihy. Pre-tende-se, dessa forma, mostrar que a História é constituída por distintas vozes, as quais fazem parte tanto do lado vencido de um conflito, como do lado vencedor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Concedo a Revista História Unicap o direito de primeira publicação da versão revisada do meu artigo, licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista).
Afirmo ainda que meu artigo não está sendo submetido a outra publicação e não foi publicado na íntegra em outro periódico e assumo total responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre mim eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria do mesmo.
Também aceito submeter o trabalho às normas de publicação da Revista História Unicap acima explicitadas.