O caminho do leitor de Lc 2,41-52
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p190-213Schlagwörter:
Leitor, Relato da Infância, Cristologia, Revelação, Identidade messiânicaAbstract
O artigo faz uma abordagem da perícope de Lc 2,41-52 em chave comunicativa e tem por objetivo mostrar como o autor do terceiro Evangelho dá elementos ao seu leitor para que este tenha uma pré-compreensão suficiente que o leve a reconhecer a identidade de Jesus como Cristo, por meio do qual Deus visita seu povo. Para isso, são analisados o texto e o contexto de Lc 2,41-52, abordando sua demarcação, unidade e lugar no relato da infância (Lc 1–2). Em seguida, o artigo apresenta as orientações que o autor bíblico dá para que seu leitor percorra um caminho de pré-compreensão a começar em Lc 1,1–2,40, culminando no relato de Jesus aos doze anos, no Templo (Lc 2,41-52). Nesse ponto, é feita uma análise das diversas perícopes do relato da infância, na perspectiva do leitor-modelo e de sua crescente compreensão do texto. E, por fim, conclui-se o percurso recolhendo, a título de síntese, os principais elementos da cristolologia lucana, bem como algumas características do leitor-modelo evidenciadas pelos textos estudados.
Downloads
Literaturhinweise
BAR MITZWAH. In: WIGODER, G.; SECKBACH, F. (Eds.). Encyclopaedia Judaica Jerusalem. New York: MacMillam, 1971. v. 4, p. 244.
BROWN, Raymond E. El nacimiento del Mesías: comentario a los relatos de la infancia. Madrid: Cristiandad, 1982.
COLERIDGE, Mark. Nueva lectura de la infancia de Jesús: La narrativa como cristología en Lucas 1–2. Madrid: Almendro Córdora, 2000.
ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ECO, Umberto. Lector in fabula: la cooperación interpretativa en el texto narrativo. 3.ed. Barcelona: Editorial Lumen, 1993.
ECO, Umberto. Seis passeios nos bosques da ficção. Lisboa: Gradiva, 2019.
ESCUDERO FREIRE, Carlos. Devolver el evangelio a los pobres: a proposito de Lc 1–2. Salamanca: Sigueme, 1978.
FITZMYER, Joseph A. El evangelio según Lucas. Tomo II: traducción y comentario – capítulos 1–8,21. Madrid: Cristiandad, 1987.
GERALDI, João Wanderley . O texto em sala de aula: leitura e produção. 3.ed. Campinas: Assoeste, 1984.
GRILLI, Massimo. A transfiguração do caminho: leitura de Mc 9,2-13 a partir da sua instância comunicativa. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 64, n. 253, p. 75-106, jan. 2004.
GRILLI, Massimo. Interpretação e ação: a instância pragmática do texto bíblico. In: GRILLI, Massimo; GUIDI, Maurizio; OBARA, Elzbieta M. Comunicação e pragmática na exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2020. p. 21-56.
GUIDI, Maurizio. A questão contextual: a influência do contexto sobre o texto. In: GRILLI, Massimo; GUIDI, Maurizio; OBARA, Elzbieta M. Comunicação e pragmática na exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2020. p. 57-91.
ISER, Wolfgang. The Implied Reader: patterns of communication in prose fiction from burnyan to beckett. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1974.
MANNS, Frédéric. Luc 2,41-50 temoin de la bar mitswa de Jesus. Marianum, Roma, v. 40, n. 121-122, p. 344-349, 1978.
MUÑOZ NIETO, Jesús María. Tiempo de anuncio: estudio de Lc 1,5-5,52. Taipei: Facultas Theologica S. Roberti Bellarmino, 1994.
NICCACCI, Alviero. Dall'aoristo all'imperfetto o dal primo piano allo sfondo. Un paragone tra sintassi greca e sintassi ebraica. Liber Annuus. Studium Biblicum Franciscanum, Jerusalém, v. 42, p. 85-108, 1992.
RODRIGUES, Márcia E. “En tois tou patrós mou” (Lc,2,49): a identidade messiânica de Jesus segundo Lc 2,41-52 (e Lc 4,16-30). 2019. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2019.
RODRIGUES, Márcia Eloi. O Cristo pós-pascal na narrativa da infância segundo Lc 2,41-52. 2008. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2008.
RODRÍGUEZ CARMONA, Antonio. Jesús comienza su vida de adulto (Lc 2,41-52). Estudios Bíblicos, v. 50, n. 1-4, p. 177-189, 2ª época 1992.
SCHÜRMANN, Heinz. Commentario teológico del nuovo testamento: il vangelo di Luca. Brescia: Paideia, 1983.
VALENTINI, Alberto. Vangelo d’infanzia secondo Luca: riletture Pasquali delle origini di Gesù. Bologna: Dehoniane, 2017.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2023 Márcia Eloi Rodrigues
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung 4.0 International.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).