O Deus libertador em Isaías 41,8-16
contribuições à luz da hermenêutica de Walter Benjamin sobre profetismo e justiça social
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pPalavras-chave:
Libertador , Profetismo, Justiça social, DireitoResumo
Este artigo aborda o nascimento da experiência de um Deus libertador durante o exílio babilônico. Para tanto, metodologia adotada é a análise exegética e a hermenêutica de Walter Benjamin. Num primeiro momento, analisa-se o texto e o Sitz-im-Leben, contexto vital, da perícope Is 41,8-16, que compreende a retomada do chamado feito a Israel através da importância da memória e realça a crise teológica vivenciada pelos exilados na Babilônia. Em seguida, apresenta-se o comentário exegético-teológico, que abarca a visão de que Deus não desampara os exilados, pelo contrário, está presente no coração deles, suscitando o profetismo, a justiça social e o direito, amparados pela esperança de que Deus continua com eles mesmo fora do Templo. Num terceiro passo, abordam-se a pragmática e a hermenêutica, que demonstra, por um lado, a atitude libertadora do profetismo mediante os seus ouvintes para encorajá-los na perseverança do chamado dado por Deus; por outro, as contribuições da hermenêutica de Walter Benjamin em diálogo com a perícope, tais como a recuperação do sentido do profetismo bíblico no cenário atual, a promoção da justiça social em vista da superação das guerras e a preservação do meio ambiente. Assim, a mensagem do profeta de outrora permanece válida para o profetismo cristão.
Downloads
Referências
ALAND, B. [et al.] The Greek New Testament. USA: United Bible Societies, 1983. p. 789.
ARANGO, J. R. Deus solidário com seu povo: o Go’el no Dêutero Isaías. RIBLA, n. 18, p. 46-55 [p. 142-150], 1994.
ARANGO, J. R. Isaías II la buena nueva de La redención de Israel. Theologica Xaveriana, n. 42, p. 251-263, 1992.
AUNEAU, J. O Dêutero-Isaías. In: AMSLER, S. [et al.]. Os profetas e os livros proféticos. São Paulo: Paulinas, 1992. p. 303-349.
BENJAMIN, W. Alarme de incêndio. In: BENJAMIN, W. Rua de mão única. Tradução de Rubens Rodrigues Torres Filho. 6ª ed. rev. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Obras escolhidas, v. 2).
BEAUCHAMP, E. Le livre de la consolation d’Israel-Isaie XL-LV. Paris: Cerf, 1991.
BOJORGE, H. Go’el: El Dios pariente en la cultura bíblica. Stromata, n. 54, p. 33-83, 1998.
BOSCOLO, G. A Bíblia na História: introdução geral à Sagrada Escritura. São Paulo: Paulus, 2021.
GAGNEBIN, J. M. História e cesura. In: GAGNEBIN, J. M. História e narração em Walter Benjamin. 5ª reimpr. São Paulo: Perspectiva, 2013. p. 93-98.
GAGNEBIN, J. M. Memória, história, testemunho. In: GAGNEBIN, J. M. Lembrar, escrever, esquecer. 1ª reimpr. São Paulo: Editora 34, 2014. p. 49-57.
KITTEL, A. R. Bíblia hebraica: Stuttgartensia. Deutsche Bibelgesellschaft: Suttgart, 1997. (com prefácio em português e espanhol pela Sociedade Bíblica do Brasil).
KLEIN, R. W. YHWH disposto e capaz. Resposta do Dêutero-Isaías ao Exílio. In: KLEIN, R. W. Israel no exílio. Uma interpretação teológica. São Paulo: Paulinas, 1990. p. 113-142.
LOPES, J. R. Tradução e notas da Primeira e Segunda Carta de Pedro. In: BÍBLIA DO NOVO TESTAMENTO. São Paulo: Paulinas, 2015.
LÖWY, M. A revolução é o freio de emergência-atualidade político-ecológica de Walter Benjamin. In: LÖWY, M. A revolução é o freio de emergência: ensaios sobre Walter Benjamin. Tradução de Paolo Colosso. São Paulo: Autonomia Literária, 2019. p. 139-148.
MALI, E. H. Prophets of Salvation. New York: Herder and Herder, 1967.
MONLOUBOU, L.; DUBUIT, F. M. Go’el. In: MONLOUBOU, L.; DUBUIT, F. M. Dicionário bíblico universal. Petrópolis: Vozes, 1997. p. 329.
PEETZ, M. O Israel bíblico: história, arqueologia, geografia. São Paulo: Paulinas, 2022.
SILVA, N. M. B. A História da Literatura segundo Walter Benjamin e o diálogo com a hermenêutica bíblica. Caminhos, n. 18, p. 638-654, 2020.
STEIMANN, J. O livro da consolação de Israel e os profetas da volta do exílio. São Paulo: Paulinas, 1976. p. 61-221.
VICENT, A. Go’el. In: VICENT, A. Dicionário bíblico. São Paulo: Paulinas, 1969. p. 234.
WIÉNER, C. O profeta do novo êxodo: Dêutero-Isaías. São Paulo: Vozes, 1980 (Cadernos bíblicos, 7).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Nelson Maria Brechó da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).