O caminho do leitor de Lc 2,41-52
DOI :
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p190-213Mots-clés :
Leitor, Relato da Infância, Cristologia, Revelação, Identidade messiânicaRésumé
O artigo faz uma abordagem da perícope de Lc 2,41-52 em chave comunicativa e tem por objetivo mostrar como o autor do terceiro Evangelho dá elementos ao seu leitor para que este tenha uma pré-compreensão suficiente que o leve a reconhecer a identidade de Jesus como Cristo, por meio do qual Deus visita seu povo. Para isso, são analisados o texto e o contexto de Lc 2,41-52, abordando sua demarcação, unidade e lugar no relato da infância (Lc 1–2). Em seguida, o artigo apresenta as orientações que o autor bíblico dá para que seu leitor percorra um caminho de pré-compreensão a começar em Lc 1,1–2,40, culminando no relato de Jesus aos doze anos, no Templo (Lc 2,41-52). Nesse ponto, é feita uma análise das diversas perícopes do relato da infância, na perspectiva do leitor-modelo e de sua crescente compreensão do texto. E, por fim, conclui-se o percurso recolhendo, a título de síntese, os principais elementos da cristolologia lucana, bem como algumas características do leitor-modelo evidenciadas pelos textos estudados.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
BAR MITZWAH. In: WIGODER, G.; SECKBACH, F. (Eds.). Encyclopaedia Judaica Jerusalem. New York: MacMillam, 1971. v. 4, p. 244.
BROWN, Raymond E. El nacimiento del Mesías: comentario a los relatos de la infancia. Madrid: Cristiandad, 1982.
COLERIDGE, Mark. Nueva lectura de la infancia de Jesús: La narrativa como cristología en Lucas 1–2. Madrid: Almendro Córdora, 2000.
ECO, Umberto. Lector in fabula: a cooperação interpretativa nos textos narrativos. 2.ed. São Paulo: Perspectiva, 2012.
ECO, Umberto. Lector in fabula: la cooperación interpretativa en el texto narrativo. 3.ed. Barcelona: Editorial Lumen, 1993.
ECO, Umberto. Seis passeios nos bosques da ficção. Lisboa: Gradiva, 2019.
ESCUDERO FREIRE, Carlos. Devolver el evangelio a los pobres: a proposito de Lc 1–2. Salamanca: Sigueme, 1978.
FITZMYER, Joseph A. El evangelio según Lucas. Tomo II: traducción y comentario – capítulos 1–8,21. Madrid: Cristiandad, 1987.
GERALDI, João Wanderley . O texto em sala de aula: leitura e produção. 3.ed. Campinas: Assoeste, 1984.
GRILLI, Massimo. A transfiguração do caminho: leitura de Mc 9,2-13 a partir da sua instância comunicativa. Revista Eclesiástica Brasileira, Petrópolis, v. 64, n. 253, p. 75-106, jan. 2004.
GRILLI, Massimo. Interpretação e ação: a instância pragmática do texto bíblico. In: GRILLI, Massimo; GUIDI, Maurizio; OBARA, Elzbieta M. Comunicação e pragmática na exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2020. p. 21-56.
GUIDI, Maurizio. A questão contextual: a influência do contexto sobre o texto. In: GRILLI, Massimo; GUIDI, Maurizio; OBARA, Elzbieta M. Comunicação e pragmática na exegese bíblica. São Paulo: Paulinas, 2020. p. 57-91.
ISER, Wolfgang. The Implied Reader: patterns of communication in prose fiction from burnyan to beckett. Baltimore: The Johns Hopkins University Press, 1974.
MANNS, Frédéric. Luc 2,41-50 temoin de la bar mitswa de Jesus. Marianum, Roma, v. 40, n. 121-122, p. 344-349, 1978.
MUÑOZ NIETO, Jesús María. Tiempo de anuncio: estudio de Lc 1,5-5,52. Taipei: Facultas Theologica S. Roberti Bellarmino, 1994.
NICCACCI, Alviero. Dall'aoristo all'imperfetto o dal primo piano allo sfondo. Un paragone tra sintassi greca e sintassi ebraica. Liber Annuus. Studium Biblicum Franciscanum, Jerusalém, v. 42, p. 85-108, 1992.
RODRIGUES, Márcia E. “En tois tou patrós mou” (Lc,2,49): a identidade messiânica de Jesus segundo Lc 2,41-52 (e Lc 4,16-30). 2019. Tese (Doutorado em Teologia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2019.
RODRIGUES, Márcia Eloi. O Cristo pós-pascal na narrativa da infância segundo Lc 2,41-52. 2008. Dissertação (Mestrado em Teologia) – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2008.
RODRÍGUEZ CARMONA, Antonio. Jesús comienza su vida de adulto (Lc 2,41-52). Estudios Bíblicos, v. 50, n. 1-4, p. 177-189, 2ª época 1992.
SCHÜRMANN, Heinz. Commentario teológico del nuovo testamento: il vangelo di Luca. Brescia: Paideia, 1983.
VALENTINI, Alberto. Vangelo d’infanzia secondo Luca: riletture Pasquali delle origini di Gesù. Bologna: Dehoniane, 2017.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Márcia Eloi Rodrigues 2023
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).