O caminho do leitor de Lc 2,41-52

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DOI:

https://doi.org/10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p190-213

Palavras-chave:

Leitor, Relato da Infância, Cristologia, Revelação, Identidade messiânica

Resumo

O artigo faz uma abordagem da perícope de Lc 2,41-52 em chave comunicativa e tem por objetivo mostrar como o autor do terceiro Evangelho dá elementos ao seu leitor para que este tenha uma pré-compreensão suficiente que o leve a reconhecer a identidade de Jesus como Cristo, por meio do qual Deus visita seu povo. Para isso, são analisados o texto e o contexto de Lc 2,41-52, abordando sua demarcação, unidade e lugar no relato da infância (Lc 1–2). Em seguida, o artigo apresenta as orientações que o autor bíblico dá para que seu leitor percorra um caminho de pré-compreensão a começar em Lc 1,1–2,40, culminando no relato de Jesus aos doze anos, no Templo (Lc 2,41-52). Nesse ponto, é feita uma análise das diversas perícopes do relato da infância, na perspectiva do leitor-modelo e de sua crescente compreensão do texto. E, por fim, conclui-se o percurso recolhendo, a título de síntese, os principais elementos da cristolologia lucana, bem como algumas características do leitor-modelo evidenciadas pelos textos estudados.

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Biografia do Autor

  • Márcia Eloi Rodrigues, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE)

    Doutora pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), com período sanduíche na Pontificia Università Gregoriana, em Roma, sob a orientação do prof. Dr. Massimo Grilli. Mestra em Teologia bíblica pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e graduada em Teologia na mesma instituição. 

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

RODRIGUES, Márcia Eloi. O caminho do leitor de Lc 2,41-52. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap, Recife, PE, Brasil, v. 6, n. 2, p. 190–213, 2023. DOI: 10.25247/2595-3788.2023.v6n2.p190-213. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/2480.. Acesso em: 5 nov. 2024.

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