Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Fronteiras tem como finalidade divulgar a reflexão no campo da Teologia, com qualidade científica reconhecida, estando aberta ao diálogo ecumênico e inter-religioso, bem como a outros campos do saber científico. Nossa missão é ser um espaço de reflexão teológica atual a partir de temas contextualizados em diálogo aberto com outras áreas do saber, culturas e perspectivas.

A Revista publica artigos que abrangem as áreas:

  • Teologia: 1. Teologia da Práxis Cristã (Espiritualidade Cristã e Pluralismo Cultural e Religioso; Tendências Éticas Atuais). 2. Teologia Sistemática (Fontes Bíblicas da Tradição Cristã; Interpretação da Tradição Cristã no Horizonte Atual) e,
  • Ciências da Religião através de sua perspectiva interdisciplinar.

A Fronteiras publica artigos de doutor e mestre em coautoria com doutor, de diferentes instituições acadêmicas localizadas nas diversas regiões do País, bem como de outros países e continentes.

Os textos devem ser originais (pelo menos 60% do conteúdo) em Português, Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Alemão. Trabalhos em outras línguas, se forem aceitos, serão publicados no original. Artigos serão submetidos ao check list das normas da revista, à pré-avaliação de membro da Comissão Editorial e, se aprovados, são enviados à avaliação externa, por avaliadores ad hoc.

Processo de Avaliação pelos Pares

O sistema de avaliação da revista é o duplo-cego, em que analisa os trabalhos com critérios em torno de sua pertinência, metodologia, elaboração, relevância de conteúdo, originalidade e rigor científico. As diretrizes para avaliadores estão disponíveis em http://www.unicap.br/ojs/index.php/fronteiras/article/view/1151/1036

A Revista conta com um Conselho Científico e com pareceristas ad hoc, constituídos por um grupo de especialistas de notório saber em Teologia, Ciências da Religião e áreas afins constituintes do Campo epistemológico dessas duas Ciências. O conselho científico-editorial é composto de conselheiros temáticos provenientes de Programas de Pós-graduação internos e externos à UNICAP, que também contribuem no processo de avaliação. Quando, porém, em função do tema do artigo, faz-se necessário um saber específico, a Comissão Editorial poderá convocar pareceristas ad hoc. O processo de seleção de artigos envolve a avaliação de dois ou três especialistas pareceristas ad hoc. Cada artigo é enviado a dois pareceristas, no processo de parecer duplo cego (blind peer review). Caso um dos pareceristas aprove e o outro não recomende a publicação, o artigo é submetido a um terceiro parecer, após a devida revisão. Esse parecer é de desempate. Qualquer artigo é submetido ao mesmo sistema de avaliação, salvo quando resultante de convite da Comissão Editorial.

Periodicidade

Semestral. Publicações junho e dezembro.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Declaração de ética e código de conduta na publicação

A Fronteiras, empenhada em manter a qualidade científica e os padrões de ética no processo editorial, adota as normas do Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) contidas no Relatório da Comissão de Integridade de Pesquisa do CNPq <http://www.cnpq.br/documents/10157/a8927840-2b8f-43b9-8962-5a2ccfa74dda> e as normas do Commitee of Publication ethics (COPE) contidas no Code of Conduct and best practice guidelines <http://publicationethics.org/resources/code-conduct>. Os expedientes adotados para estimular a integridade na produção e publicação dos resultados da investigação teológica, pesquisa científica em Ciências Humanas, estão fundamentados nos documentos supra citados. São eles: 1) ações preventivas (instruções de responsabilidade do/a autor/a, do Editor/Comissão Editorial, instruções aos Pareceristas ad hoc); 2) orientações contra más condutas.

Fronteiras é um periódico vinculado ao Programa de Pós-graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco UNICAP, e assume as políticas e os procedimentos editoriais da instituição. A UNICAP zela por seu veículo de pesquisa e divulgação teológica, estimulando a publicação de alta qualidade acadêmica. Ao buscar a integridade e a transparência de suas atividades, a Fronteiras torna público, mediante difusão por página web sua ética de publicação.

Responsabilidades do(s) Editor(es) e da Comissão Editorial

  • Definir os temas para cada fascículo, divulgá-los na comunidade acadêmica e encaminhar convites a autores reconhecidamente especialistas no tema escolhido para cada fascículo.
  • Manter atualizada a política editorial e as normas para publicação na revista, assegurando a eficácia dos seus diferentes processos e solicitações dos órgãos avaliadores, pontos de vistas dos leitores, autores, membros dos comitês, pareceristas e equipe de trabalho.
  • Acompanhar o processo de submissão/avaliação dos artigos. Após a etapa de submissão, verificar a pertinência dos manuscritos submetidos, bem como o cumprimento das normas editoriais da revista pelos autores. Encaminhá-los, em primeira instância, a uma avaliação interna junto à Comissão Editorial, submissão do artigo a um aplicativo de verificação de plágio, análise sobre a relevância, a qualidade metodológica e científica do texto. Em segunda instância, o artigo será submetido à avaliação por pares ocultos, professores especialistas nas temáticas tratadas.
  • Selecionar adequadamente os/as pareceristas acadêmicos externos e orientá-los/as sobre o que se espera do processo de avaliação por pares ocultos (Double blind peer review): uma avaliação justa e imparcial.
  • Assegurar o cumprimento dos procedimentos adequados para avaliação dos manuscritos recebidos, zelando junto à comissão editorial e aos pareceristas ad hoc, pela transparência, a qualidade científica, a confidencialidade dos profissionais envolvidos no processo avaliativo e organizacional do periódico.
  • Decidir pela aceitação ou rejeição dos artigos submetidos com base nos pareceres dos avaliadores. A decisão é orientada pelas normas do periódico indicadas nas “Instruções aos Autores”.
  • Realizar a editoração do artigo após sua aprovação e autorização por parte do/a autor/a, adaptando o manuscrito original aos padrões do texto impresso.
  • Responder com prontidão a reclamações, queixas de autores, leitores e membros do comitê da revista, atendendo a situações que tenham dado margem a expressões de insatisfação. Adotar ações que são de direito contra qualquer forma de apropriação indevida do trabalho intelectual.

CHECKLIST PARA A COMISSÃO EDITORIAL

  1. Averiguar se o texto é original inedito ou exclusivo.
  2. Conferir se contempla: titulo, resumo, palavras-chaves, desenvolvimento e conclusão.
  3. Citações e Referências.
  4. Ilustrações e gráficos no corpo do texto.
  5. Autoria: Nome completo, vinculação institucional e titulação.
  6. Texto escrito em Word.
  7. Trabalho de acordo com a Metodologia definida. 
  8. Avaliação: verificar se há identificação de autoria.
  9. Co-autorias: informações completas de ambos os autores para contato da comissão editorial.

Responsabilidades dos/as autores/as

  • Responsabilizar-se pela garantia da veracidade das informações (dados, conteúdos e conclusões) contidas no manuscrito submetido à Fronteiras pela garantia da originalidade e a prioridade da publicação ao Periódico conforme indicado nas “Instruções aos Autores”.
  • Declarações/afirmações fraudulentas, imprecisas, problemas de autoria ou de desonestidade intelectual, plágio são inaceitáveis.
  • A autoria e/ou a co-autoria do texto deve ser limitada a quem de fato contribuiu significativamente para a realização do trabalho apresentado.
  • Zelar pela troca de correspondência com a revista e/ou pelo site da mesma: acompanhando o processo de avaliação do artigo.
  • Assumir os critérios indicados nas Diretrizes para Autores quanto aos tópicos a serem observados na apresentação dos artigos (resumo, abstract, digitação, estrutura do artigo, citações, notas de referência, etc) à redação da revista.
  • Identificar quando houver instituições de fomento a pesquisa geradora do artigo.
  • Revisar as correções sugeridas pelos avaliadores e acolhida pela Comissão Editorial, aprovando-as ou rejeitando-as. Caso decida por alterar as eventuais sugestões, os ajustes seguirão os critérios adotados pela revista. A partir da aprovação das correções realizadas não são permitidas novas alterações no texto por parte do/a autor/a.
  • Após a aprovação do texto submetido, os autores deverão encaminhar uma carta de cessão de direitos autorais e de conflitos de interesses assinada, segundo o formato estabelecido para os fins que se encontra no site da revista. Os autores cedem à Fronteiras o direito de publicar seus trabalhos de forma eletrônica, incluindo-os nos índices e bases de dados nacionais e internacionais.
  • A Fronteiras, adere a uma licença Creative Commons sendo permitido que o artigo seja fotocopiado por terceiros, protegido por direitos autorais e os trabalhos derivados feitos com base nele, desde que citada a fonte. Maiores informações estão disponíveis nas licenças jurídicas Creative Commons.
  • Notificar aos editores possíveis imprecisões, erros e/ou pontos problemáticos relacionados ao conteúdo do artigo submetido e/ou publicado, cooperando para que seja feita uma retratação pelo autor (em caso de plágio e/ou dados falsos) e uma errata pelo Editor.
  • O artigo submetido a Fronteiras, deverá preencher os meta-dados conforme sistema da revista: nome(s) completo(s) do autor/a(s), títulos acadêmicos, vinculação profissional (universidade, faculdade, departamento), publicações recentes (mais significativas), endereço atual completo, país de origem e e-mail. A submissão de um manuscrito não implica sua publicação pela Fronteiras.

Responsabilidades dos/as pareceristas ad hoc

  • Subsidiar o Editor e o Comitê Editorial nas decisões relativas aos manuscritos submetidos, arbitrando sobre a qualidade científica dos mesmos, indicando reformulações quando necessárias para o aprimoramento dos textos.
  • Zelar pelo cumprimento do prazo para avaliação (21 dias). Na impossibilidade de cumprir o prazo estipulado, comunicar imediatamente ao Editor para que o mesmo busque outros pareceristas em tempo hábil.
  • Emitir pareceres fundamentados, claros e objetivos sobre a relevância do tema, sua adequação às normas e à missão da revista, sua estrutura, aspectos formais, etc.
  • Assegurar a confidencialidade dos textos apresentados pelos editores.
  • Notificar ao Editor os casos de violação de direitos autorais e/ou de plágio.

Plágio

O aplicativo de verificação de similaridades e plágio utilizado pela revista é o CopySpider, protegido pelas leis internacionais de direitos autorais e marca registrada.

Qualis

A Fronteiras - Revista Teologia da Unicap, está sendo publicada com planejamento estabelecido dentro do estrato A2, conforme as diretrizes Capes.

DOI - Digital Object Identifier

O Prefixo DOI das publicações da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) é 10.25247, constituído da seguinte forma: prefixo, ISSN da versão eletrônica, volume, numero da publicação, página inicial do artigo e o ano corrente.

Indexadores

A Revista Fonteiras está sendo indexada em importantes bases de dados, diretórios, índices e portais nacionais e internacionais, alguns oferecem acesso aos 1) textos completos; 2) bases bibliográficas; 3) Catálogos Coletivos Nacionais e Internacionais.

  • Bases de dados/Diretórios: Doaj, Redib, Diadorim, UlrichWeb, Latindex, ERIH PLUS e Google Scholar.
  • Portais: Portal Livre, Portal de Periódicos Unicap.
  • Filiação/Suporte Técnico/Identificadores: Abec, Ibict, Crossref/DOI, Orcid.
  • Plataforma: OJS.
  • Redes Sociais: Facebook.

Backup da Revista

O backup dos periódicos é realizado de dois modos: o primeiro consiste em um serviço contratado pelo servidor que realiza um backup diário de todo o site e o segundo um backup mensal que é realizado manualmente pela equipe de TI da UNICAP.

Política de Taxas para processamento de artigos

Este periódico não cobra taxas para processamento de artigos e nem taxa de submissão.

Administração Superior da UNICAP

Universidade Católica de Pernambuco
Rua do Príncipe, 526 – Boa Vista
Recife, PE – Cep: 50050-900
CNPJ: 10.847.721/0001-95


Presidente/Chanceler
Pe. Mieczyslaw Smyda, S.J.
Provincial dos Jesuítas do Brasil

Reitor
Pe. Pedro Rubens Ferreira Oliveira, S.J.
Telefone: +55 (81) 2119 – 4110
E-mail: prubens@unicap.br

Vice-reitor

Pe. Lúcio Flávio Ribeiro Cirne, S.J.
Telefone: +55 81 2119 – 4110 | E-mail: lucio.cirne@unicap.br

Pró-reitorias
> Pró-reitor de Graduação
Prof. Dr. Degislando Nóbrega de Lima
Telefone: +55 (81) 2119 – 4055
E-mail: degis@unicap.br

> Pró-reitora de Pesquisa e Pós-graduação
Profa. Dra. Valdenice José Raimundo
Telefone: +55 (81) 2119 – 4088
E-mail: valdenice@unicap.br

> Pró-reitor Administrativo - Prad
Pe. Carlos Fritzen, S.J.
Telefone: +55 81 2119 – 4142

> Pró-reitor Comunitário e de Extensão - Procom 
Pe. Delmar Araújo Cardoso, S.J.
Telefone: +55 81 2119 – 4146

Direção/Coordenações
> Diretor do Centro de Teologia e Ciências Humanas - CTCH.
Prof. Dr. Danilo Vaz-Curado Ribeiro de Menezes Costa
Telefone: +55 (81) 2119 – 4176
E-mail: danilo.costa@unicap.br

> Coordenação do Programa de Pós Graduação em Teologia
Profa. Dra. Alzirinha Rocha de Souza
Telefone: +55 (81) 2119 – 4176
E-mail: alzirinha.souza@unicap.br

> Coordenação Geral de Pesquisa
Profa. Dra. Marina de Lima Neves Barros
Telefone: Telefone: +55 (81) 2119 – 4375
E-mail:  marina.barros@unicap.br

Informações Catalográficas

Fronteiras - Revista de Teologia da UNICAP

Semestral.

ISSN 2595-3788

Prefixo DOI: 10.25247

 1. Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap – Periódicos. 3. Cultura – Periódicos. I. Universidade Católica de Pernambuco. Centro de Teologia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Retratação

Ao ser identificado um problema em textos publicado na Fronteiras, é preciso proceder com o registro e a publicação de retratação. O texto a ser retratado deve ser apresentado pelos responsáveis com as justificativas, contendo os dados básicos (título, autor, afiliação, resumo, volume e número). Ele não será “suprimido de onde foi originalmente publicado”, no entanto, trará no sumário a expressão “[Texto Retratado]”. O PDF da publicação terá tarjas de marca d’água com a expressão “Texto Retratado”. Esse processo é acompanhado pelos Editores, pela Comissão editorial e pela Comissão Científica.

Histórico do periódico

Fonteiras é a revista do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Universidade Católica de Pernambuco - Unicap.

O título remete a perspectiva dialogal de D.Helder Camara, que desde a Igreja das Fronteiras em Recife estabelecia vínculos com pessoas e movimentos do mundo inteiro.

Essa práxis do Dom era fundamentada em sua experiência que vinha de uma compreensão própria das Sagradas Escrituras, testemunhada a partir princípios evangélicos.

Inspirados pela teologia prática de D. Helder, a Revista quer ser um espaço de reflexão teológica atual a partir de temas contextualizados em diálogo aberto com outras áreas do saber, culturas e perspectivas.