A profecia nossa de cada dia nos dá hoje
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p261-266Palavras-chave:
Profecia, Igreja, ConservadorismoResumo
Antes de mais nada, perdão por trocar o termo Profetismo por Profecia. Profetismo conota movimento e, como tal, foi e é sempre muito importante. Nos tempos bíblicos, o movimento profético surgiu como crítica às monarquias e apelo para que o povo de Deus voltasse a viver os pressupostos da aliança, ou seja, uma sociedade baseada na justiça e na qual a fé é garantia de conversão à solidariedade humana e ao amor social.
Downloads
Referências
MUNIZ, André. Teologia Anticolonial. Caminhos do Cristianismo indígena. Campinas: Saber Criativo, 2021.
MELIÀ, Bartolomeu. In MARZAL, Manuel, ROBLES, J. Ricardo, MAURER, Eugenio, ALBÓ, Xavier e MELIÀ, Bartolomeu. O rosto índio de Deus. São Paulo: Vozes, 1989. (Teologia e Libertação. Tomo I, Série VII.)
INDECH, Daniel. Você ainda não sabe o que é o Judaísmo. [s.l.]: Amazon, Kindle, 2017. (e-book)
FRANCISCO, Papa. Exortação apostólica Gaudete et Exsultate: sobre a chamada à santidade no mundo atual. Vaticano: 2018. Disponível em https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html. Acesso em: 19/12/2024.
PÉREZ Rolando. Discursos y Prácticas teológicas en la plaza pública: una mirada desde el campo evangélico peruano. In: VON SINNER, Rudolf; PANOTTO, Nicolás. Teologia Pública: um debate a partir de América Latina. São Leopoldo: EST, 2016.
CASALDÁLIGA, Pedro. Creio na Justiça e na Esperança. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 4ª ed. 1979, p. 85.
BARROS, Marcelo. Profecia e Martírio na Caminhada. São Leopoldo: CEBI, 2022.
PICO, Juan Hernández. No sea así entre ustedes. Ensayo sobre Política y Esperanza. San Salvador: UCA Editores, 2010.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcelo Barros

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).