A esperança e a aliança a partir do paradigma da criação no itinerário do povo de Deus
DOI:
https://doi.org/10.25247/2595-3788.2024.v7n2.p%25pPalavras-chave:
Aliança, Fé, Promessa, Criação, EcologiaResumo
Este escrito tem por objetivo a compreensão do lugar ocupado pela esperança no itinerário do povo de Deus, movido pela espera do cumprimento das promessas de Deus atestadas nos relatos de aliança. O método utilizado é a análise literária do próprio texto bíblico e de comentários bíblicos sobre o tema. Para tal intuito, exige-se metodologicamente uma avaliação prévia do vocabulário e do campo semântico utilizado pela Escritura para se referir ao tema da esperança. Os passos incluem o levantamento dos termos utilizados para referir-se à esperança, o alargamento dessa compreensão etimológica com a ponderação do campo semântico da esperança e a reflexão sobre o itinerário do povo de Deus movido pela esperança. Portanto, a análise etimológica é enriquecida pela análise teológica de alguns eventos-chave na vida do povo, tanto no Antigo quanto no Novo Testamento. Esse percurso leva à percepção de que há uma noção eclesiológica que ultrapassa os limites do Israel histórico e da comunidade primitiva, alcançando uma universalidade do povo de Deus. Esta noção tem seu fundamento na nova aliança, mais ampla e definitiva, estabelecida em Cristo, que desemboca na urgência de uma conscientização acerca da ecologia integral.
Downloads
Referências
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Bíblia Sagrada. 2a ed. São Paulo: Edições Loyola, 2019.
BIBLEWORKS, L. BibleWorks. Norfolk: Bible Works, 2006.
BRIEND, Jacques. El Pentateuco. 3. ed. Estella (Navarra): Verbo Divino, 1980 (Cuadernos Biblicos, 13).
CRÜSEMANN, Frank. A torá: teología e história social da lei do Antigo Testamento. trad. Haroldo Reimer. 2a ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Sí: sobre o cuidado da casa comum. Disponível em:
https://www.vatican.va/content/francesco/pt/encyclicals/documents/papa-francesco_20150524_enciclica-laudato-si.html#_ftn12. Consultado em 28/09/2024.
GOMES, Rita Maria. A violência surgida no seio da criação e a necessária recriação (Gn 6,5-9,17). Estudos Bíblicos, v. 35, n. 140, p. 451–463, dez. 2018.
KLEINE, Michel. Aliança com a Abraão. Estudos Bíblicos, v. 24, n. 90, p. 20-26, 2006.
KOPENAWA, Davi. ALTBERT, Bruce. O espírito da floresta: a luta pelo nosso futuro. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.
LAMADRID, Antonio González. História deuteronomista. In: SÁNCEZ CARO, José Manuel (ed.). História, Narrativa, Apocalíptica. Navarra: Verbo Divino, 2000, p. 17-226.
LÓ, Rita de Cácia. Aliança no Êxodo. Estudos Bíblicos, v. 24, n. 90, p. 27-34, 2006.
MAYER, Bernhard. ἐλπίς. In: BALZ, H. R.; SCHNEIDER, G. Diccionario exegético del Nuevo Testamento. Salamanca: Ediciones Sígueme, 1996. v. I, col. 1336-1347.
MOWINCKEL, Sigmund. El que ha de venir: Mesianismo y Mesías. Madrid: Fax, 1975.
NESTLE-ALAND. Novum Testamentum graece. 28 ed. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2012.
PERONDI, Ildo. A aliança com toda a criação. Estudos Bíblicos, v. 24, n. 90, p. 11-19, 2006.
RAHLFS, Alfred (Ed.). Septuaginta. Stuttgart: Deutsche Bibelgesellschaft, 2006.
SIQUEIRA, Tércio Machado. A Esperança Messiânica. [s. d.]. Universidade Metodista de São Paulo. Disponível em: https://metodista.br/faculdade-de-teologia/materiais-de-apoio/estudos-biblicos/a-esperanca-messianica. Acesso em: 30 jun. 2024.
VANHOYE, Albert. El mensaje de la carta a los hebreos. 2. ed. Estella (Navarra): Verbo Divino, 1980 (Cuadernos Biblicos, 19).
VATICANO, ecologia integral. A Criação é responsabilidade de todos. Vatican News do dia 18 de junho de 2020. Disponivel em: https://www.vaticannews.va/pt/vaticano/news/2020-06/ecologia-integral-documento-laudato-si.html. Acesso em 22 de novembro de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Rita Maria Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Fronteiras - Revista de Teologia da Unicap o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).