Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”

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DOI :

https://doi.org/10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54

Mots-clés :

CIDADANIA, democracia, educação política

Résumé

Tradicionalmente, por não ter cidadania eleitoral, adolescentes foram geralmente pouco considerados nas pesquisas sobre atitudes e comportamentos políticos. Recentemente, no entanto, as pesquisas neste campo passaram por uma mudança importante, dando cada vez mais foco no conhecimento político, nas crenças e atitudes dos futuros eleitores. Neste artigo, investigamos atitudes e comportamentos de adolescentes envolvidos em programas de educação política em relação a aspectos da democracia. A análise é baseada em pesquisas realizadas em dois programas distintos, com cerca de 400 adolescentes brasileiros. A análise mostra resultados mistos para o interesse em política, mas um claro desejo de participação eleitoral via registro formal para a obtenção do título e um entendimento bem estabelecido sobre o voto como um direito, mais do que uma obrigação. Na discussão, argumenta-se que a educação política pode ter fortes efeitos nas atitudes de adolescentes, mas sobretudo que esses efeitos merecem uma agenda ampla de pesquisa.

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Biographies de l'auteur

  • Humberto Dantas, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás - FAPEG

    Doutor em Ciência Política pela USP. Pós-doutorado em administração pública pela FGV-SP. Pesquisador da FAPEG, com temática atrelada à educação cívica para a democracia. Professor da Fipe-EES, coordenador da graduação em Gestão Pública. Coordenador da pós-graduação em Ciência Política da FESP-SP. Diretor Presidente do Movimento Voto Consciente.

  • Gabriel Madeira, Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV)

    Doutorando na Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (EBAPE-FGV) e pesquisador no Projeto "Estudantes de Atitude" (Fapeg/CGE-GO).

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Publiée

2022-12-07

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DANTAS, Humberto; MADEIRA, Gabriel. Cidadania, democracia e política: atitudes e comportamentos políticos de adolescentes envolvidos em ações de “educação política”. Direito, Processo e Cidadania, Recife, PE, Brasil, v. 1, n. 3, p. 39–54, 2022. DOI: 10.25247/2764-8907.2022.v1n3.p39-54. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/dpc/article/view/2212.. Acesso em: 24 nov. 2024.