Educação Jurídica e Metodologia de Pesquisa: desafios da formação contemporânea.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/2764-8907.2024.v3n3.p78-99

Palavras-chave:

Educação, metodologia, direito, pesquisa, pesquisa empírica

Resumo

O presente ensaio analisa as transformações da educação jurídica contemporânea, identificando três abordagens fundamentais: a formação do habitus, a transmissão do saber técnico e o desenvolvimento de competências em metodologia de pesquisa. A formação do habitus jurídico ocorre através da imersão dos estudantes na cultura jurídica, permitindo a incorporação dos repertórios simbólicos coletivos à sensibilidade individual. A transmissão do saber técnico, realizada tradicionalmente pela doutrina jurídica, consiste no aprendizado sistematizado dos conhecimentos que regem a formulação dos discursos dos juristas. O texto identifica uma crise na cultura doutrinocêntrica tradicional, provocada pela heterogeneidade valorativa da sociedade contemporânea e pelas transformações tecnológicas que permitiram acesso universal às decisões judiciais. Esta crise evidencia a necessidade de incorporar a metodologia de pesquisa à educação jurídica, pois essa competência emerge como componente essencial para capacitar os juristas tanto para a produção de conhecimentos rigorosos quanto para a incorporação de saberes empíricos à prática profissional.

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Biografia do Autor

  • Alexandre Araújo Costa, Universidade de Brasília - UnB

    Professor da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Direito e Mestre em Direito (UnB). Docente credenciado no PPG em Direito, Regulação e Políticas Públicas e no PPG em Direito (PPGD / UnB).

  • Henrique Augusto Figueiredo Fulgêncio, Advocacia Geral da União

    Doutor e Mestre em Direito pela UnB. Coordenador dos cursos de pós-graduação da Escola Superior da AGU. Docente credenciado no PPG em Direito, Regulação e Políticas Públicas (PMPD/UnB).

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Publicado

2024-12-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

COSTA, Alexandre Araújo; FULGÊNCIO, Henrique Augusto Figueiredo. Educação Jurídica e Metodologia de Pesquisa: desafios da formação contemporânea. Direito, Processo e Cidadania, Recife, PE, Brasil, v. 3, n. 3, p. 78–99, 2024. DOI: 10.25247/2764-8907.2024.v3n3.p78-99. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/dpc/article/view/3092.. Acesso em: 25 dez. 2024.

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