Paul Claudel, Maurice Merleau-Ponty e a temporalidade
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p61-80Palavras-chave:
Claudel, Merleau-Ponty, literatura, filosofia, temporalidadeResumo
Este artigo trata da noção de tempo presente nos pensamentos do poeta Paul Claudel e do filósofo Maurice Merleau-Ponty. Não buscamos simplesmente uma apresentação de ambas as concepções, mas compreender a noção de tempo em Claudel para identificar possíveis relações com a noção de tempo em Merleau-Ponty. Assim, no primeiro momento, exporemos o conceito claudeliano de tempo presente em Art Poétique a fim de, no segundo momento, apresentar as possíveis relações existentes entre o poeta e o filósofo acerca da temporalidade. Com isso, torna-se possível compreender o lugar e a importância de Claudel para o projeto filosófico de Merleau-Ponty.
Downloads
Referências
ANGERS, P Commentaire à l ’ Poétique Paris: Mercure de France 1949.
CLAUDEL, P. Art Poétique Paris: Gallimard 1984.
MERLEAU PONTY, M. Fenomenologia da Percep ção Trad. Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2011.
MERLEAUPONTY, M. Notes de cours (1959 1961) Paris: Éditio ns Gallimard 1996.
MERLEAU PONTY, M. O Visível e o Invisível Tradução: Jos é Artur Gianotti; Armando Mora d Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Cleiton Nery de Santana
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.