Política e pluralidade humana em Hannah Arendt: uma introdução ao tema do poder
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n2.p144-160Palabras clave:
Ação, Espaço público, Liberdade, MundoResumen
A política, para Arendt, está ligada à ação e às relações entre os seres humanos, considerando a fala e o discurso como algo intrínseco da ação política. Nesse sentido, sem o agir político, o sujeito tende a perder a sua individualidade e seu lugar no mundo, bem como se distancia da pluralidade humana e do espaço público. Relacionando a dinâmica ‘indivíduo - ação – espaço público – subjetividade’, Arendt destaca um aspecto extremamente importante: o da pluralidade humana como relativa às noções de igualdade e distinção. Nesta perspectiva conceitual, a compreensão arendtiana do poder põe sempre em questão a pluralidade humana e a ação em conjunto, de modo que surgem discursos que não são empregados para velar intenções, mas para desvelar realidades, onde as palavras trazem consigo um movimento de ação reverberadas de sentido. É nesta injunção que surge o poder, o qual, para Arendt, existe quando os homens agem em conjunto. Objetivamos, portanto, neste texto, expor os argumentos arendtianos que sustentam o seu conceito de poder político relativamente à ação e à pluralidade humana e como isso nos vincula também ao mundo.
Descargas
Referencias
ARENDT, Hannah. Sobre a revolução. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução de Roberto Raposo. - 1. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
ARENDT, Hannah. Entre o passado e futuro. Tradução de Mauro W. Barbosa. São Paulo Perspectiva, 2016.
ARENDT, Hannah. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo; revisão técnica e apresentação Adriano Correia. - 13. ed. rev. - [Reimp.] - Rio de Janeiro: Forense Universitária. 2020.
ARENDT, Hannah. Sobre a violência. Tradução de André Duarte. - [15. ed]. - Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.
AGUIAR, Odílio Alves. “A dimensão constituinte do poder em Hannah Arendt”. Trans/form/ação: revista de filosofia / Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis. Marília, v.34, n.1, p.115-130, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/trans/a/LswRct9X9J8hmjxHrnYFD5N/?lang=pt&format=pdf.
CORREIA, Adriano. “Quem é o animal laborans de Hannah Arendt?” Revista de Filosofia Aurora. Curitiba, v. 25, n. 37, p. 199-222, jul./dez. 2013.
CORREIA, Adriano. Hannah Arendt e a modernidade: política, economia e a disputa por uma fronteira / Adriano Correia. 1. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.
DIAS, Lucas Barreto. “Totalitarismo e mundo de semblâncias a partir de Hannah Arendt”. Cadernos Arendt, v. 02, N. 03, 2021a.
DIAS, Lucas Barreto. “O aparecer da liberdade no pensamento de Hannah Arendt”. Perspectivas, 6(2), 228–244, 2021b. https://doi.org/10.20873/rpv6n2-13
RIBEIRO, Nadia Junqueira. A distinção entre o social e o político em Hannah Arendt à luz da questão judaica. Tese (Doutorado em Filosofia) – Unicamp. Campinas, 2022.
SILVA, Ricardo George de Araújo. A questão judaica: o pária como paradigma do agir e do pensar em Hannah Arendt. Taboão da Serra: Vicenza Edições Acadêmicas, 2020.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Lucas Barreto Dias, Débora dos Santos Góis Gondim
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.