Merleau-Ponty e Wittgenstein escapando da oposição entre ciência e fé apoiada no absolutismo alienante de um radicalismo obtuso

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p97-113

Palavras-chave:

crenças, razão, Merleau-Ponty, Wittgenstein, postura absolutista

Resumo

O presente artigo tem por objetivo abordar a conflituosa relação entre ciência e fé, com vistas a mostrar a impossibilidade de invalidar tanto o campo da ciência quanto o campo da fé. Com isso, defende-se a tese de que invalidar significa assumir uma postura absolutista que tem como principal característica o assujeitamento alienante derivado de um radicalismo obtuso, ou seja, os posicionamentos radicais tornam os indivíduos alienados por ficarem assujeitados em um fechamento. Para tal, toma-se por base as elaborações de Maurice Merleau-Ponty principalmente na sua tese de doutoramento Phénoménologie de la Perception (1945). Ao longo do artigo, recolhe-se algumas notas de outras obras suas com o intuito de ilustrar uma postura legitimadora quanto à importância de abertura ao inacabamento, concernente à ciência, bem como, à religião. Por fim, versa-se sobre a teorização de Ludwig Wittgenstein em Lectures e Conversations on Aesthetics, Psychology and Religious Belief (1967), abordando sua concepção fideísta da crença em Deus não pelo viés das crenças factuais, racionais e/ou empíricas, mas vistas por ele, como uma maneira de ver o mundo e se posicionar nele. O paralelo entre os referidos autores serve para corroborar a tese de que é inexequível pensar a ciência e a fé por um viés essencialmente cartesiano, mas, sobretudo, assinalar a impossibilidade de explicar cientificamente a fé, ou anular sua importância nas trilhas do humano, além de reconhecer o valor da ciência para a evolução da humanidade.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mônica Parreiras, Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS

    Doutoranda em Filosofia - bolsista PROEX/CAPES (conceito 6) pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS em São Leopoldo/RS. Mestra em Filosofia - linha de pesquisa Filosofia Social e Política pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS em São Leopoldo/RS. Especialista em Psicanálise: Técnica e Teoria também pela UNISINOS em Porto Alegre/RS. Graduada em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP em Recife/PE, com Bacharelado e Formação em psicologia clínica de orientação psicanalítica. Possui experiência nas áreas de saúde mental e toxicomania.  

Referências

AMESBURY, R. ‘Fideism’, The Stanford Encyclopaedia of Philosophy, (ed.)E. Zalta, 2005. Disponível em: http://plato.stanford.edu/entries/fideism/.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. O Distante-próximo e o próximo-distante: Corpo e Percepção na Filosofia de Merleau-Ponty. João Pessoa: Editora Universitária da UFPB, 2010.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira; SILVA, Marcos Érico de Araújo. Percepção, corpo e subjetividade. São Paulo: LiberArs, 2013.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Percepção, paisagem e linguagem em Merleau-Ponty. Trilhas Filosóficas. Revista Acadêmica de Filosofia, Caicó-RN, ano VIII, n. 1, p. 119-129, jan./jun. 2015. ISSN 1984-5561.

CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. 10 lições sobre Merleau-Ponty. Rio de Janeiro: Vozes, 2019. (Coleção 10 Lições).

CLARK, K. J. ‘Religious epistemology’, Internet Encyclopaedia of Philosophy, (eds.) B. Dowden & J. Fieser, 2009. Disponível: http://www.iep.utm.edu/r/relig-ep.htm.

DESCARTES, René. Meditações metafísicas. Tradução: Maria Ermantina de Almeida Prado Galvão. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Clássicos).

FORREST, P. ‘The epistemology of religion’. Stanford Encyclopaedia of Philosophy, (ed.) E. Zalta, 2009. Disponível: http://plato.stanford.edu/entries/religion-epistemology/.

GRECO, J. ‘Reformed epistemology’, The Routledge Companion to the Philosophy of Religion, (eds.) C. Meister & P. Copan, 629-39, London: Routledge, 2007.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Tradução: Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. (Filô).

MERLEAU-PONTY, Maurice. A união da alma e do corpo em Malebranche, Biran e Bergson. Tradução de Sílvio Rosa Filho e Thiago Martins. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017. (Filô).

MERLEAU-PONTY, Maurice. A Estrutura do comportamento. Tradução de Márcia Valéria Martinez de Aguiar. 5. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2018. (Tópicos)

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução: Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. Tradução: Paulo Neves e Maria Ermantina Galvão Gomes Pereira. 2. ed. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 2014.

NIELSEN, Kai. Wittgensteinian fideism. Philosophy, v. 42, n. 161, p. 191-209, 1967.

PLANTINGA, Alvin. The foundations of theism: a reply. Faith and Philosophy, v. 3, n. 3, p. 298-313, 1986.

PRITCHARD, Duncan. Reforming reformed epistemology. International Philosophical Quarterly, v. 43, n. 1, p. 43-66, 2003.

WITTGENSTEIN, L. Wittgenstein’s lectures and conversations on aesthetics, psychology and religious belief, (ed.) C. Barrett, Oxford: Blackwell, 1967.

WITTGENSTEIN, L. Investigações filosóficas. Tradução: José Carlos Bruni. São Paulo: Nova Cultural, 1999.

Downloads

Publicado

2023-09-28

Edição

Seção

Artigos Dossiê

Como Citar

PARREIRAS, Mônica. Merleau-Ponty e Wittgenstein escapando da oposição entre ciência e fé apoiada no absolutismo alienante de um radicalismo obtuso . Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 3, p. 97–113, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p97-113. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2462.. Acesso em: 29 abr. 2024.

Artigos Semelhantes

1-10 de 45

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.