Identidade e subjetividade surdas no espaço escolar: fragmentos de uma experiência interventiva
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n1.p97-114Palabras clave:
Professor, Criança surda, Afetividade, Aprendizagem, IdentidadeResumen
A análise aqui desenvolvida consiste no resultado de uma investigação interventiva em uma escola de surdos em Recife acerca da identidade e subjetividade de alunos surdos na relação com o professor ouvinte mediador e facilitador da aprendizagem. A investigação visou analisar as relações de afetividade nas interlocuções entre os interlocutores do processo pedagógico por meio da análise qualitativa de fragmentos de discurso desses atores, ampliando, assim, o conhecimento teórico-prático sobre as possibilidades de aprendizagem da criança e do adolescente surdos pelo reconhecimento e acolhimento de sua singularidade, em razão da sua língua natural gesto-visual. Foi com este objetivo que conseguimos perceber o valor humano das relações interpessoais, ou seja, todos somos seres humanos. Então, a dimensão do ensinar requer uma compreensão de uma atitude do cuidar. Tanto a criança surda quanto o adolescente surdo merecem um lugar humanizado e digno para viver com o aprender. É importante fazer a relação dessa dimensão da vida humana, em que as pessoas com deficiências, merecem ser inseridas e valorizadas como pessoas humanas. Por isso, da significação e valoração da relação psiquismo e aprendizagem, identidade surda impulsionando as pessoas surdas a verem nessa relação a sua própria identidade.
Descargas
Referencias
BRASIL. LEI Nº 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10436.htm. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Decreto Nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2005/decreto-5626-22-dezembro-2005-539842-publicacaooriginal-39399-pe.html. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Lei nº 14.191 2021. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para dispor sobre a modalidade de educação bilíngue de surdos. Brasília, DF: Presidência da República, 2002. Disponível em: http://www.proae.ufu.br/legislacoes/lei-no-14191-2021-sobre-modalidade-de-educacao-bilingue-de-surdos#:~:text=Lei%20n%C2%BA%2014.191%202021%20%2D%20sobre%20a%20modalidade%20de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20bil%C3%ADngue%20de%20surdos,Portal%20PROAE&text=Altera%20a%20Lei%20n%C2%BA%209.394,de%20educa%C3%A7%C3%A3o%20bil%C3%ADngue%20de%20surdos. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Aplicativo de jornal para os surdos é lançado pela TV Ines. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33784#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20de%20surdos%20%C3%A9,do%20pa%C3%ADs%20e%20do%20mundo. Acesso em: 20 jan. 2023.
BRITO, Lucinda Ferreira. (Org.). Educação especial: língua brasileira de sinais. v. III. São Paulo: SEESP, 1997. Série Atualidades Pedagógicas, n. 4.
CARMOZINE, Michelle M.; NORONHA, Samanta C. C. Surdez e libras: conhecimento em suas mãos. São Paulo: Hub Editorial, 2012.
GOLDFELD, Márcia. A criança surda: linguagem e cognição numa sócio-interacionista. 7. ed. São Paulo: Plexus, 2002.
DUBARD, José Elias de Moura Rocha; MESQUITA, Leila dos Santos. Mediação pedagógica e inclusão: jogo de xadrez em escola bilingue para surdos. In: LIRA, Mirtes Ribeiro de (Org.). A construção dos direitos da pessoa com deficiência: estudos sobre a inclusão educacional pela Universidade de Pernambuco. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2022.
LUZ, Renato Dante. Cenas surdas: os surdos terão lugar no coração do mundo? São Paulo: Parábola, 2013.
MARTINS, Lígia Márcia. O desenvolvimento do psiquismo e a educação escolar: contribuições à luz da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2013.
PALANGANA, Isilda Campaner. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. 5. ed., São Paulo: Summus, 2001.
QUADROS, Ronice Müller de. Educação de surdos: a aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.
REILY, Lúcia H. As imagens: o lúdico e o absurdo no ensino de arte para pré-escolares surdos. In: SILVA, Ivani Rodrigues; KAUCHAKJE, Samira; GESUELI, Zilda Maria (Orgs.). Cidadania, surdez e linguagem. São Paulo: Plexus, 2003.
SÁ, Nídia Regina Limeira de. Cultura, poder e educação de surdos. 2. ed., São Paulo: Paulinas, 2010.
SACKS, O. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. Tradução de Laura Teixieira Motta. São Paulo: Schwacz, 1989.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. A construção do pensamento e da linguagem. 2. ed. Tradução de Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2009.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Psicologia pedagógica. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
VYGOTSKY, Lev Semenovich. Fundamentos de defectologia. Obras Escogidas - V. Madri: Antonio Machado, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Aplicativo de jornal para os surdos é lançado pela TV Ines. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/33784#:~:text=A%20popula%C3%A7%C3%A3o%20de%20surdos%20%C3%A9,do%20pa%C3%ADs%20e%20do%20mundo. Acesso em: 20 jan. 2023.
Brasília, DF: Ministério da Educação, 2010. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_ content&view=article&id=12814&Itemid=872. Acesso em: 15 dez. 2018.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Ágora Filosófica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Usted es libre de:
- Compartir — copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- Adaptar — remezclar, transformar y construir a partir del material para cualquier propósito, incluso comercialmente.
- La licenciante no puede revocar estas libertades en tanto usted siga los términos de la licencia
Bajo los siguientes términos:
- Atribución — Usted debe dar crédito de manera adecuada , brindar un enlace a la licencia, e indicar si se han realizado cambios . Puede hacerlo en cualquier forma razonable, pero no de forma tal que sugiera que usted o su uso tienen el apoyo de la licenciante.
- No hay restricciones adicionales — No puede aplicar términos legales ni medidas tecnológicas que restrinjan legalmente a otras a hacer cualquier uso permitido por la licencia.
Avisos:
No tiene que cumplir con la licencia para elementos del materiale en el dominio público o cuando su uso esté permitido por una excepción o limitación aplicable.
No se dan garantías. La licencia podría no darle todos los permisos que necesita para el uso que tenga previsto. Por ejemplo, otros derechos como publicidad, privacidad, o derechos morales pueden limitar la forma en que utilice el material.