O Materialismo Histórico Dialético
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n2.p68-87Palavras-chave:
Materialismo histórico dialético, Teoria histórico-cultural, Lógica formal, Lógica Dialética.Resumo
O presente trabalho aborda o método materialista histórico dialético, que é base para o desenvolvimento da teoria histórico-cultural. O objetivo é refletir sobre o método para ter clareza dos caminhos que percorreremos ao pesquisar. Para tanto, realizamos uma revisão de literatura para construir os entrelaçamentos necessários quanto a compreensão deste método. Conside-ramos que mesmo que não seja determinante, o método influenciará nas escolhas dos procedimentos de pesquisa. O elemento constituinte por excelência é a história, entendida não como simples sucessão de fatos em uma relação de causa e efeito, mas como a própria vida em movimento. Assim, postulamos que as pessoas não possuem história, elas são a própria história vivida em relação com os outros. O texto apresenta o materialismo histórico dialético como caminho para se alcançar conhecimentos que estejam para além do aparente.
Downloads
Referências
DELARI JUNIOR, A. Projeto de psicologia na perspectiva de Vigotski para o século XXI. 19 p., 2014. Disponível em: https://www.facebook.com/circulodavilaoperaria. Acesso em: 12 de janeiro de 2014.
DELARI JUNIOR, A. Vigotski e a prática do psicólogo: em percurso da psicologia geral à aplicada. Mimeo. Umuarama, 2009. 40 p. (2ª versão).
DESCARTES, R. Discurso do Método. São Paulo. Nova Cultural, 1996.
ESPINOSA, B. Ética. São Paulo: Atena, 1957.
GOLDMANN, Lucien. O todo e as partes. In: Dialética e cultura. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1967.
HEGEL, Georg W.F. Fenomenologia do Espírito. 4ª. Petrópolis: Vozes, 2007.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. 2ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1976.
MARX, Karl. O capital: Crítica da economia política. 10ª ed São Paulo: Difel, 1985.
MARX, Karl. Grundrisse: Manuscritos econômicos de 1857- 1858 Esboços da crítica da economia política. São Paulo: Boitempo, 2011.
MARX, Karl. Manuscritos econômicos-filosóficos. São Paulo: Boitempo, 2004.
PARMÊNIDES. In: Pensadores: pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
PINTO, A. V. Ciência e Existência: problemas filosóficos da pesquisa científica. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Luis Henrique Zago, Allan Alberto Ferreira, Neiva Solange da Silva, Rodrigo Lima Nunes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.