Em Busca do Educador Parresiasta
Ético, Verdadeiro e Aletúrgico
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p198-218Palabras clave:
Foucault, Parresía, Alerturgia, ÉticaResumen
o presente artigo versa, em forma de apontamentos, sobre as incursões de Michel Foucault a respeito do sujeito/educador parresiasta. Entendemos a parresía como o dizer a verdade com franqueza e que perpassar pelo “ultimo Foucault – aquele que pesquisou os modos de subjetivação e a ética pelos vieses da alerturgia que é o cuidado de si e as práticas de si. Observamos que as discursividades foucaultianas sobre o tema da parresía toca estreitamente numa teleologia do sujeito da moral, sendo o educador aquele que deve agir de acordo com tal expediente. Compreendendo através das leituras de Michel Foucault o que deve ser feito e o que deve ser evitado para não deixar de ser um sujeito parresiasta em sua concepção pragmática.
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