Em Busca do Educador Parresiasta
Ético, Verdadeiro e Aletúrgico
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n3.p198-218Palabras clave:
Foucault, Parresía, Alerturgia, ÉticaResumen
o presente artigo versa, em forma de apontamentos, sobre as incursões de Michel Foucault a respeito do sujeito/educador parresiasta. Entendemos a parresía como o dizer a verdade com franqueza e que perpassar pelo “ultimo Foucault – aquele que pesquisou os modos de subjetivação e a ética pelos vieses da alerturgia que é o cuidado de si e as práticas de si. Observamos que as discursividades foucaultianas sobre o tema da parresía toca estreitamente numa teleologia do sujeito da moral, sendo o educador aquele que deve agir de acordo com tal expediente. Compreendendo através das leituras de Michel Foucault o que deve ser feito e o que deve ser evitado para não deixar de ser um sujeito parresiasta em sua concepção pragmática.
Descargas
Referencias
ADORNO, F. P. A atividade intelectual: o modelo socrático. In.: “Foucault”: a coragem da verdade. F. Gros (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
ARISTÓTELES. “Retórica”. São Paulo: Rideel, 2007 (Coleção biblioteca clássica).
BRANDÃO, H. H. N. “Introdução à análise do discurso”. Campinas: Unicamp, 2007.
CASTRO, E. “Vocabulário de Foucault: um percurso pelos seus temas, conceitos e autores”. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
FOUCAULT, M. “A coragem da verdade” (O Governo de Si e dos Outros II). São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2011b.
FOUCAULT, M. “A ordem do discurso”: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. 24. ed. São Paulo: Loyola, 2011a.
FOUCAULT, M. Lacan: o “libertador da psicanálise”. In. “Ditos e Escritos 1”: Foucault: problematização do sujeito: psicologia, psiquiatria e psicanálise. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2014.
FOUCAULT, M. “O que é um autor? ” Trad. António F. Cascais e Eduardo Cordeiro. 6. ed. Lisboa: Nova Vega, 2006.
FREITAS, A. S. A parresía pedagógica de Foucault e a reativação da noção de cuidado de si. In.: BARBALHO, J. I. S (Org). “Foucault”: história, ética e subjetivação. Maceió: EDUFAL, 2015.
GROS, F. Introdução: a coragem da verdade. In.: GROS, F. (Org). “Foucault”: a coragem da verdade. São Paulo: Parábola, 2004
GROS, F. Sujet Moral et soi éthique chez Foucault. In.: FOUCAULT, M. ‘Subjectivité et Vérité’. Paris: Gallimard, 2014.
KOAN, W. “Sócrates e a educação”: o enigma da filosofia. São Paulo: Autêntica, 2011.
MACHADO. R. “Impressões de Michel Foucault”. São Paulo: N-1 Edições, 2017.
NOGUEIRA-RAMIREZ, C. E. N. Foucault profesor. “Revista Educación y Pedagogía”, n. 55, p. 131-149, 2009. Disponível em: <https://revistas.udea.edu.co/index.php/revistaeyp/article/view/9762.> Acesso em: 29 out. 2021.
PLATÃO. “Apologia de Sócrates”. Trad. Manuel de Oliveira Pulquério. Edições 70. Lisboa, 2009.
PRADEAU, J. F. O sujeito antigo de uma ética moderna. In.: “Foucault”: a coragem da verdade. F. Gros (Org). São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
REVEL, J. “Dicionário Foucault”. Rio de Janeiro: Forense universitária, 2011.
SANTOS, G. S. “Da parresía à realidade”: pensando a constituição docente na educação matemática contemporânea. [s.d]. Disponível em Acesso em: 10 jan. de 2019.
SÓFOCLES. “Rei Édipo”. Trad. Flávio Ribeiro de Oliveira. São Paulo: Odysseus, 2012.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Ágora Filosófica
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).