Human Education
Philosophical Assumptions to Use Spirituality as a Category of Education Analysis
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2021.v21n2.p28-67Keywords:
Education, Spirituality, Human formation, IntegralityAbstract
The present work consists of the final report of the research carried out through PIBIC (Institutional Program of Scientific Initiation Scholarships), from 2019 to 2020, at Department of Education Foundation of the Universidade Federal da Paraíba. The research work plan has as its object the concept of integrality in the work of Professor Ferdinand Röhr (2013). The general objective of the plan is to understand how integrality is placed as a precondition for using spirituality as a category of analysis of education. We use philosophical hermeneutics as an appropriate method of investigation and interpretation of the theme under analysis (GADAMER, 2015), especially the works of Professor Ferdinand Röhr: “Dialogues in education and spirituality (2010)” and “Education and spirituality: contributions to a multidimensional understanding of reality, man and education (2013)”. The association of the educational task with spirituality starts from the assumption that education can be a path that leads the subjects involved towards integral human formation. Spirituality as a category of analysis of education is carried out through the principle of trust between educator and student.
Downloads
References
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método Vol. I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Rio de Janeiro: Vozes, 2015.
RÖHR, Ferdinand. Características da dimensão espiritual. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Dimensões básicas e temático-transversais. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Educação e compreensão integral do ser humano. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e educação. In: RÖHR, Ferdinand. Diálogos em educação e espiritualidade. Editora Universitária UFPE. Recife, 2010.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e formação humana. Revista Poiésis; Biopolítica; Educação e Filosofia, p. 53-68, 2011.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade, integralidade e sentido da vida. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Espiritualidade e religião. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
RÖHR, Ferdinand. Introdução. In: RÖHR, Ferdinand. Educação e espiritualidade: contribuições para uma compreensão multidimensional do ser humano, da realidade e da educação. Editora Mercado de Letras. Campinas, 2013.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Myrvia Ferreira de Vasconcelos, Rodrigo Silva Rosal de Araújo
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à Revista Ágora Filosófica o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), desde que reconheça e indique a autoria e a publicação inicial nesta Revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer momento depois da conclusão de todo processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).