A percepção e o artista: uma perspectiva antropológica da fenomenologia de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n3.p81-96Palavras-chave:
Cézanne, corpo, fenomenologia, sensibilidade, razãoResumo
O objetivo do presente artigo é apresentar o modo particular com que Merleau-Ponty trabalha o primado da percepção para a fenomenologia, tomando por base as reflexões levantadas por ele no texto A dúvida de Cézanne. Nosso texto se faz em três tópicos; no primeiro discorre-se rapidamente acerca das concepções de corpo e espírito; e em seguida parte-se para a análise de como a pintura de Paul Cézanne nos é apresentada pelo autor como um modo particular de pesquisa fenomenológica; para que, então, no terceiro tópico, seja esclarecida a importância da percepção para se pensar uma nova concepção de racionalidade humana que funcione fora dos impasses das dicotomias, corpo e espírito, sensibilidade e inteligência, e que, para tanto, será preciso reaprender a vincular-se ao mundo sensível e reconhecer definitivamente a percepção como um modo de conhecimento. Só assim será possível viver nossa animalidade humana em toda sua identidade relacional.
Downloads
Referências
MERLEAU-PONTY, Maurice. Sens et Non-sens. Paris: Nagel, 1966.
MERLEAU-PONTY, Maurice. A dúvida de Cézanne. In: Maurice Merleau-Ponty. Textos Selecionados. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Signos. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Conversas. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
MERLEAU-PONTY, Maurice. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac & Naify, 2004b.
MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2015.
QUINN, Caroline. Perception and Painting in Merleau-Ponty’s Thought. In: International Postgraduate Journal of Philosophy, v. II, Dublin 2009. Disponível em: http://www.ucd.ie/philosophy/perspectives/past_issue_vol2.html.
SAINT AUBERT, E. L’éprouve de la réalité. Merleau-Ponty et la perception. Études phénoménologiques, v. 4, p. 25–40, 2020.
SHIFF, Richard. Seeing Cezanne. In: Critical Inquiry, v. 4, n. 4. The University of Chicago Press, 1978. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/i257715.
SILVA, P. O invisível no visível: a questão filosófica de Deus e da carnalidade no pensamento de Maurice Merleau-Ponty. Porto Alegre: Editora Fi, 2023.
SLAUGHTER, Thomas F. Some remarks on Merleau Ponty’s Essay “Cezanne Doubt”. In: Continental Philosophy Review, Man and World, v. 12, Issue 1, p. 61-69, Martinus Nijhoff, 1979. http://link.springer.com/article/10.1007/BF01249181.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Patricia Mara Rodrigues Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
- Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato para qualquer fim, mesmo que comercial.
- Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais , podem limitar o uso do material.