Ciência, verdade, objetividade e educação
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2024.v24n1.p18-35Palavras-chave:
Estatuto Científico, Filosofia da Ciência, Ciências da EducaçãoResumo
O presente artigo visa trazer à tona elementos importantes para a compreensão do sentido de Ciência e suas relações com as Ciências Humanas e a Educação em particular. Buscou-se constituí-lo sob o suporte dialético, com referências polissêmicas, contudo, sem incorrer em ecletismo. Está organizado em duas partes, uma que trata de forma mais abrangente o conceito de Ciência. Percorre de forma sintética a história da constituição das Ciências e seus processos de diferenciação da Filosofia, que resultou em estatutos relativamente autônomos. Os conceitos de Verdade e Objetividade são analisados para subsidiar a construção do sentido exposto para Ciência (s). A questão específica de estatuto científico para a Educação e suas implicações compõe a segunda metade do artigo, buscando-se trazer elementos que demonstram a constituição científica da disciplina acadêmica.
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