Estética na Filosofia Medieval [Aesthetics in medieval Philosophy]
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p11-30Palavras-chave:
arte, estética, homem, Deus.Resumo
Fazendo uma junção entre a concepção cosmológico-filosófico-racional do Beloda Filosofia Antiga e os princípios judaico-cristãos, notadamente à concepção
teleológica de que o homem é um ser para Deus, o qual se alcança pela
interioridade humana, a Filosofia Medieval, combatendo o “sensualismo” e
“imanitismo” dos Antigos, acabaria por superar a própria Filosofia Antiga, construindo
uma nova Estética de caráter cosmológico-filosófico-religiosa, voltada
para o inteligível enquanto ser transcendental – Deus. Na nova Estética Medieval,
a Arte é instrumento de contemplação (imitação da natureza) e tem como
finalidade catequética conduzir o homem ao seu interior, lugar do encontro consigo
mesmo e com Deus.
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Publicado
2012-01-13
Edição
Seção
Artigos
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Como Citar
COSTA, Marcos Roberto Nunes. Estética na Filosofia Medieval [Aesthetics in medieval Philosophy]. Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 11, n. 1, p. 11–30, 2012. DOI: 10.25247/P1982-999X.2011.v1n1.p11-30. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/19.. Acesso em: 31 out. 2024.