A décadence e o niilismo: uma possibilidade de transvaloração dos valores

Autores

  • Vanessa Roberta Massambani Ruthes Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)
  • Robson Stigar Faculdade Herrero; Mosteiro Trapista; Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)

DOI:

https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2023.v23n2.p68-82

Palavras-chave:

Décadence, Niilismo, Transvaloração

Resumo

O presente artigo procura analisar a questão da décadence e do niilismo, apresentando os mesmos como uma possibilidade de transvaloração dos valores. Para chegarmos a esta provável conclusão, apresentaremos a questão do cristianismo e a cultura ocidental como manifestações da décadence; analisaremos o niilismo, suas características e seus tipos conceituais; estudaremos o niilismo passivo e a ascensão da falta de sentido à consciência humana; apresentaremos o niilismo ativo e a possibilidade da transvaloração dos valores e por fim apresentaremos a inserção do ser humano no mundo do eterno retorno.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Roberta Massambani Ruthes, Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)

    Mestre e doutora em teologia com ênfase em Bioética, graduada em filosofia e pedagogia, especialista em bioética e educação. Atua como professora da Educação Básica e Ensino Superior, nas áreas da Educação e Filosofia. Tem longa experiência em gestão de pessoas e processos, tendo desenvolvido a implementação de políticas institucionais voltadas para a promoção dos direitos humanos. Atua na gestão pública como coordenadora do Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Desenvolve pesquisas na área de Ética, Bioética e Religiosidade, Currículo e Aprendizagem, e Gestão Pedagógica de Sistemas de Ensino. Atua como consultora educacional em várias Instituições. 

  • Robson Stigar, Faculdade Herrero; Mosteiro Trapista; Secretaria de Educação do Estado do Paraná (SEED/PR)

    Doutor em Ciência da Religião; Mestre em Ciência da Religião; MBA em Gestão Educacional; Especialização em Filosofia da Arte e Estética; Especialização em Educação, Tecnologia e Sociedade; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em História do Brasil; Especialização em Catequética; Especialização em Ensino Religioso; Aperfeiçoamento em Sociologia Politica; Aperfeiçoamento em Ensino de Filosofia; Licenciado em Pedagogia; Bacharel em Teologia; Licenciado em Ciências Religiosas; Licenciado em Filosofia; Atua como professor de Filosofia e Ensino Religioso na Educação Básica e no Ensino Superior com as disciplinas de Ética, Epistemologia, Fenomenologia, Filosofia da Educação, Filosofia do Direito, Filosofia Politica e Metodologia da Pesquisa. Possui também experiencia de Gestor na área de Gestão Educacional. Palavras Chave: Ciência da Religião; Ensino de Filosofia; Ética; Gestão Educacional; Metodologia da Pesquisa. 

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Publicado

2023-05-12

Como Citar

RUTHES, Vanessa Roberta Massambani; STIGAR, Robson. A décadence e o niilismo: uma possibilidade de transvaloração dos valores . Revista Ágora Filosófica, Recife, PE, Brasil, v. 23, n. 2, p. 68–82, 2023. DOI: 10.25247/P1982-999X.2023.v23n2.p68-82. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/agora/article/view/2315.. Acesso em: 23 dez. 2024.

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