Deus, ética e ontologia em Levinas
DOI:
https://doi.org/10.25247/P1982-999X.2020.v20n2.p115-131Palavras-chave:
Levinas. Ontologia Ética. Sentido. Deus.Resumo
O texto se propõe apresentar as preocupações de Emmanuel Levinas sobre a intrigante questão de Deus apresentadas no curso que ministrou em Paris, nos anos de 1975 e 1976. Tomamos com base o fragmento intitulado “Deus e a onto-teo-logia”, que corresponde a segunda parte da obra, Deus a Morte e o Tempo. O pano de fundo da problemática é a preocupação de Heidegger com a “constituição onto-teo-lógica da metafísica”. O nosso texto tem por objetivo apresentar a sua tese de que a ética se constitui em um modelo de racionalidade capaz de evidenciar a inteligibilidade da compreensão de Deus. Inicialmente, faremos esforço de expor a reflexão levinasiana sobre as contribuições de Heidegger ao colocar em tela de juízo o problema do ser. A seguir, apresentaremos a tese de que a “ética como filosofia primeira” possibilita uma modalidade de racionalidade que permite compreender a Deus para além da inteligibilidade do ser, da diferença ontológica, da identificação de Deus com o ser e, portanto, da onto-teo-logia. Por fim, concluiremos que as pretensões de compreensão de Deus a partir do modelo de razão grega resultam na sua redução a um dado objetivo e, portando, na eliminação de sua transcendência. A ética como relação com o outro concretiza a abertura para o divino que se eleva na sua transcendência infinita na justiça e no acolhimento aos outros homens. Assim, a relação com os outros se converte em ótica e na possibilidade do dizer humano à Deus.
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Referências
LEVINAS, Emmanuel. Dios, la Muerte e el Tiempo. 2. ed. Madrid: Ediciones Cátedra, S. A., 1998.
LEVINAS, Emmanuel. Autrement qu’être ou au-delà de l’essence. - The Hague: Matinus Nijhoff, 1974.
LEÃO, Carneiro. Os pensadores Originários. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.
LEVINAS, Emmanuel, Los Imprevistos de la História. Salamanca: Ediones Sígueme, 2006.
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