CONTRA O RACISMO E PELA SOBERANIA

on

Membros do nosso Observatório das Religiões da UNICAP, estudantes e professores dos seus cursos de Ciências da Religião, participaram da 19ª Caminhada dos Terreiros de Pernambuco na segunda-feira, dia 3 de novembro de 2025, no Recife. O evento marca oficialmente a abertura do Mês da Consciência Negra em Pernambuco, com um ato de fé das religiões afro e afirmação da identidade afro-brasileira.

O ato teve início no Marco Zero com falas de lideranças das religiões afro-brasileiras e de autoridades políticas contra o racismo religioso e pela defesa da soberania nacional. Em seguida um Xirê (roda) envolveu todos os iniciados e não iniciados num momento de louvor com cânticos e danças, em honra aos orixás e aos nossos ancestrais. Uma linda celebração com destaque para as vestes sagradas das Iyalorixás, dos Babalorixás, dos mais velhos e dos mais novos, devidamente paramentados com seus fios de contas. Todos formaram uma corrente de alegria e descentramento nesse ato cerimonial, que remete ao ciclo da vida e desperta o respeito ao sagrado.

A caminhada seguiu pelo Recife Antigo em direção ao Pátio de São Pedro, no Bairro de São José, embalada por um trio elétrico com cânticos em honra aos orixás. Os mais velhinhos seguiram em um carro alegórico que se destacou no meio da multidão. Durante a caminhada, várias manifestações contra o racismo religioso chamaram a atenção com faixas e cartazes, inclusive de representantes de outras religiões que se sensibilizaram pela causa da solidariedade. Para os docentes e estudantes de Ciências da Religião da Católica de Pernambuco, caminhar com os fiéis das religiões afro-brasileiras não é somente um aprendizado, mas sobretudo um ato de compromisso com o enfrentamento da intolerância religiosa, em defesa da laicidade do Estado e do diálogo entre as tradições espirituais da humanidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *