Na quarta-feira, 05 de novembro, 19h, no Auditório Dom Helder Câmara, Térreo do Bloco A da UNICAP, será exibido o documentário “Saravá Shalom”, que mostra encontros entre o sagrado afro-brasileiro e o judaísmo nordestino, junto com um bate-papo alusivo entre Alex Minkin (diretor do filme), Luca Pacheco (professor de Ciências da Religião e membro do nosso Observatório), Marcos Gandelsman (judaísmo) e Mãe Elsa (religiões afro), com mediação de Creso Brito (doutorando em Ciências da Religião). Será um bom momento para, a partir desse estudo de caso, pensarmos na dinâmica do transreligioso, que vem sendo tematizada nos estudos do nosso Observatorio das Religiões.

A transreligiosidade fundamenta-se na ideia do “terceiro incluído”, que possibilita a reconciliação e integração de perspectivas aparentemente opostas ao identificar, em outros níveis de realidade, uma dimensão comum que une e transcende as tradições religiosas. Esse conceito, associado a uma abordagem transdisciplinar, favorece compreensão mais profunda e inclusiva das experiências espirituais.
O diálogo transreligioso, portanto, promove uma atitude transcultural e uma mística compartilhada, buscando uma integração que respeite e valorize a diversidade espiritual. Ele cria um espaço de partilha para diferentes caminhos religiosos, a partir de uma base antropológica fundada na ética da Casa Comum.
Mais sobre judaísmo e transculturalidade
Mais sobre islamismo nas religiões afro
1 comentário Adicione o seu