ECOTEOLOGIA DECOLONIAL?

A Ecoteologia Cristã Decolonial é o título da dissertação que será defendida no âmbito do Mestrado em Teologia da UNICAP, pelo pastor e artista Josias Vieira do Nascimento Junior (Josias Kaeté), “homem negro de ancestralidade indígena Kaeté”, na próxima segunda, 28 de abril, às 10h, com acesso virtual por aqui. A banca, além do orientador, professor Gilbraz Aragão, será composta pelos doutores Cláudio Ribeiro (UFJF) e Rita Gomes (UNICAP). O tema da Ecoteologia remete a um campo interdisciplinar que combina a teologia com a ecologia e a ética ambiental, e Decolonialidade significa um conjunto de práticas e estudos que buscam diminuir e até reverter os efeitos da colonização nas sociedades, criticando a colonialidade do poder e promovendo a desconstrução de padrões e perspectivas impostas pelos colonizadores.

Josias Vieira já é Especialista em EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CULTURAL no Instituto Federal de Pernambuco – IFPE (2021), Bacharel em TEOLOGIA pela Faculdade Teológica Sul Americana – FTSA (2019), Pós-graduado em MARKETING ESTRATÉGICO pela Faculdade de Desenvolvimento de Pernambuco – FADEPE (2008), e Graduado em GESTÃO DE MARKETING pela Faculdade Boa Viagem – FBV (2004). Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing, e lecionou em instituições como SENAC, Instituto Aliança, Instituto JCPM e Instituto Florescer. Coordena o Instituto “Nós na Criação – Brasil” e trabalha com educação, focando na reflexão epistemológica ambiental, através de projetos implementados por esta instituição.

Josias também faz parte do corpo pastoral da Igreja Batista em Coqueiral, Recife, PE. Todas essas experiências, embora heterogêneas de alguma forma, fortaleceram o seu exercício como pastor e motivaram a sua elaboração da Ecoteologia Cristã Decolonial. Assumindo a Teologia da Libertação como irmã mais velha, uma referência que oferece nova forma de fazer teologia, como disse Gustavo Gutierrez, onde a práxis alimenta a produção teórica e é entendida como a emergência dos empobrecidos no mundo espiritual, as Ecoteologias apresentam as razões da fé decolonialmente, unindo as lutas sociais às ambientais e incluindo as visões dos povos colonizados na ciranda dos saberes místicos da humanidade, para mostrar que a experiência de sagrado pode e deve ser emancipadora.

Assim, a Ecoteologia Cristã Decolonial é uma maneira de fazer teologia baseada no reconhecimento dos direitos socioambientais, na irrupção da Criação como sujeito de direitos, partindo da voz dos povos subalternizados, que não são apenas pobres, mas também sexualizados e racializados, demonizados por sua cultura diferente no horizonte de interpretação colonial, e desacreditados em sua relação de conhecimento e espiritualidade. A dissertação de Josias Vieira buscou, então, reunir as bases conceituais (Ecoteologia, Decolonialidade, Cosmovivência e Povos Subalternizados) para uma espiritualidade ecoteológica cristã decolonial, além de repensar a Revelação do Deus Criador na Criação e de revolver a Cristologia na Interculturação da mensagem do Movimento de Jesus com uma cosmovivência ancentral do Bem Viver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *