SEMINÁRIO SOBRE ENSINO RELIGIOSO

1656056_10202505335668067_1611696965_n

 

Existe consenso entre estudiosos das religiões e entidades da sociedade civil, de que a reflexão sobre a religiosidade que é desejável nas escolas deve assegurar os direitos garantidos pela laicidade do Estado e que o conteúdo não seja o ensino de uma religião apenas, mas a transposição pedagógica dos conteúdos transversais das ciências da religião, articulados nos seguintes eixos: culturas e tradições, textos sagrados e teologias, ritos e ética.

O Ensino Religioso deve tratar dos conteúdos pedagógicos que existem entre e para além de todas as tradições religiosas, deve resgatar os valores humanos que a espiritualidade pode trazer para a educação dos nossos filhos. Trata-se, então, de comparar criticamente e interpretar os fatos – também religiosos – nos seus contextos históricos. Porque religião não se ensina propriamente na escola, mas se pode e deve refletir aí sobre esse fenômeno, até porque os sentidos e sentimentos religiosos sempre influenciam a vida pública e todas as pessoas têm direito ao esclarecimento das crenças da humanidade.

Nesse sentido, o Fórum Diálogos (https://www.facebook.com/forumdialogos), em parceria com o Instituto Humanitas (https://www.facebook.com/ihu.humanitas), o Observatório das Religiões (https://www1.unicap.br/observatorio2/) e vários Grupos de Pesquisa da área, convidam a sociedade do nosso estado para, em um “Seminário sobre Ensino Religioso em Pernambuco”, discutir e contribuir para a efetivação da legislação educacional vigente, como por exemplo a Resolução do Conselho Estadual de Educação/PE Nº 5, de 9 de maio de 2006, que dispõe sobre a oferta de ensino religioso nas escolas públicas integrantes do Sistema de Ensino do Estado de Pernambuco, regulamenta os procedimentos para a definição dos conteúdos e as normas para habilitação e admissão dos professores.

O evento visa também apresentar à comunidade metodologias e práticas exitosas na educação inter-religiosa e não confessional; promover uma interação entre as religiões, o poder público e a academia universitária, em torno da temática do ensino religioso; além de difundir uma cultura de paz e de coexistência religiosa. O lançamento do Seminário será no próximo dia 26 de março de 2014, das 8h30 às 12h, no auditório G2 da Universidade Católica de Pernambuco (Rua do Príncipe, 526, Recife), com presença de autoridades e de estudiosos da educação. O Seminário se estende em Oficinas pelo semestre, sempre de 8h30 às 12h: 14 de abril – Eixos Curriculares do Ensino Religioso; 12 de maio – Experiências e Fóruns Inter-religiosos; 09 de junho – Legislação e Fundamentos do Ensino Religioso. A entrada é franca e o mutirão interessa a educadores e religiosos, e sobretudo aos professores do Ensino Religioso.

 

Mais informações pelos telefones (81)2119-4346/2119-4348

Programação e inscrição gratuita pelo site https://www1.unicap.br/ihu/?p=5372

Acesse álbum do evento por aqui

..

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *