Espaço

Os estudos do nosso Grupo, compartilhados em Eventos, aprofundados em Publicações e divulgados interativamente através deste Observatório na Internet, acabaram ensejando também o nosso engajamento em iniciativas mais amplas da sociedade: na esteira da nossa experiência e através de estudantes egressos, uma rede de Feiras e Fóruns das Religiões está surgindo em escolas da Região Metropolitana do Recife, com o nosso apoio e para contentamento da gente. Também ajudamos a fundar e participamos do “Fórum Diálogos“, associação civil que reúne mais de quinze tradições religiosas e visa colaborar para a construção de uma cultura de tolerância entre as diversas religiões em Pernambuco.

Outro envolvimento ainda mais antigo e significativo da nossa equipe é na construção de um lugar para o congraçamento pedagógico das religiões no Recife: estamos colaborando para o surgimento de uma fundação, o museu “Parque das Religiões”, com base em espaço cultural e centro museológico, tendo por objetivo promover o conhecimento das tradições espirituais, o diálogo e o serviço cooperado dos seguidores dos diversos caminhos espirituais em favor da justiça socioambiental e do cuidado pela Casa Comum.

Trata-se de um espaço físico e existencial para esclarecer os diversos níveis de participação religiosa, do popular ao filosófico, enfatizando o conhecimento místico que se desenvolve entre e além das diversas expressões culturais de fé. Numa reunião que contou com a participação de meia centena de pessoas, entre representantes das mais diversas manifestações religiosas, educadores da região, professores e estudantes, foi lançado no dia 18 de março de 2011, na Universidade Católica de Pernambuco, o museu Parque das Religiões, que passou a contar com a assessoria do nosso Observatório.

Estão à frente do Parque das Religiões os seguintes sonhadores: Sérgio Gonçalves Ferreira, Luiz Alberto Teixeira, Pedro Pereira, Gilbraz Aragão e Frei Tito Figueirôa de Medeiros. A eles juntou-se Verônica Lima, como secretária executiva do Conselho Gestor. Todos são cristãos, mas tocados pelas práticas ecumênicas de Dom Helder Câmara, pelas pregações dialogais do Frei Aloísio Fragoso e de Dom Marcelo Barros. Por isso estão reunindo um Conselho Consultivo com animadores das diversas tradições espirituais, e um Conselho Científico composto por historiadores e estudiosos das religiões. Assim vai se desenhando um lugar e se criando espaço para acolher jovens que desejem conhecer o desenvolvimento das religiões; seus personagens divinos e palavras inspiradoras; os espaços, calendários e rituais sagrados; a vida para além desta; a vivência comunitária e ética nas tradições; seus conflitos, sincretismos e diálogos místicos e culturais… E a iniciativa vem crescendo, entre outros apoios, com a curadoria e o envolvimento dedicado do nosso Observatório das Religiões.

Envolva-se nesse sonho:
conheça e participe do projeto por aqui