FÓRUM 2013

O Fórum Inter-Religioso da UNICAP é organizado desde 2007 pelo Observatório Transdisciplinar das Religiões no Recife. São encontros mensais de animadores das tradições espirituais da região, para conhecimento mútuo e exercício de tolerância cultural, para ensaios de uma veneração pluralista do sagrado. Depois de uma fase de re-conhecimento de quase trinta grupos religiosos mais presentes em Pernambuco, o Fórum começou a trabalhar questões transversais às tradições espirituais, como “Religiosidade e educação nas escolas”, “Sacrifício e comparações religiosas”, “Tempos pós-modernos, espaços pós-religiosos?!” e, neste semestre, estamos desenvolvendo uma série de encontros sobre “Devoções religiosas comparadas”.

Na segunda 8 de abril, das 17 às 18h30, no auditório do CTCH (1º andar do bloco B da UNICAP), a série será aberta com a participação do Frei Tito Medeiros, que acabou de chegar de uma expedição à terra de São Jorge e vai conversar sobre a trajetória desse santo, da Capadócia turca à Umbanda brasileira: uma verdadeira novela transcultural! Lendário protetor dos cristãos perseguidos na Capadócia, São Jorge é hoje sincretizado com santos muçulmanos na Turquia e, no Brasil, com o orixá Ogum (e Oxóssi, na Bahia). É um santo muito popular entre nós, tanto nos meios católicos como nos afro-brasileiros.

Frei Tito, carmelita, doutor em antropologia pelo Museu Nacional – UFRJ e professor da UFPE, é sócio efetivo da Associação Brasileira de Antropologia. Participou de diferentes projetos de pesquisa na área de Patrimônio Material. É professor convidado da Universidade Urbaniana de Roma. Em 2011 foi eleito membro da Comissão Setorial de Patrimônio da Secretaria de Cultura/Fundarpe do Governo do Estado de Pernambuco.

Convidamos, então, para essa palestra e debate sobre São Jorge, com o Frei Tito, todos os interessados nos Estudos de Religião. E como dica, para quem deseja se preparar, pode-se ler por aqui o livro “Antropologia, religiões e valores cristãos” e por aqui o artigo “São Jorge é pop: análise comparativa de duas festas”. Depois, para quem quiser saber mais, aventurar-se por outros tempos e espaços e aprofundar, através da história comparada, o desenvolvimento e os significados das religiões e do religioso, apontamos as seguintes leituras:

3 comentários Adicione o seu