Boletim Unicap

XV Jornada do Laboratório de Psicopathologia da Unicap debate relação entre arquitetura, história e psicanálise

psicA programação da XV Jornada do Laboratório de Psicopathologia da Unicap continuou na tarde desta quinta-feira (28), com a presença de dois convidados ilustres, professores da Universidade Federal de Pernambuco: a  arquiteta Lúcia Leitão e o historiador  Antônio Rezende. O encontro, realizado no Anfiteatro da Católica, tratou da relação existente entre a psicologia e a psicanálise, com a história e a arquitetura.

Trabalhando a construção de uma arquitetura subjetiva, a Profª Drª Lúcia Leitão discutiu com os presentes a utilização da psicanálise para o estudo da apropriação que é feita do espaço depois de pronto,  pelos indivíduos.  “Eu sempre fui fascinada pela arquitetura em sua dimensão cultural. Estou convencida de que o espaço é importante para a subjetividade. Por isso, sofremos quando a cidade não está bem”, afirmou durante sua palestra.

Já o Profº Antônio Rezende, abordou questões relacionadas à afetividade e aos diversos significados da palavra cidade. Para ele, a melhor definição  vem de Calvino, quando afirma que a cidade é a grande moradia dos homens. Ele ainda afirmou que a história deve ser vista como uma construção da possibilidade: “Quanto mais história construímos, mais as possibilidades surgem”, concluiu.

print
Compartilhe:

Deixe um comentário