Padre Pedro Rubens é o novo cidadão pernambucano

O Reitor da Universidade Católica de Pernambuco, Padre Pedro Rubens Ferreira Oliveira, recebeu na noite desta segunda-feira (30) o título de Cidadão Pernambucano concedido pela Assembleia Legislativa de Pernambuco. A cerimônia lotou o plenário da Casa de Joaquim Nabuco com a presença de parlamentares, gestores, professores e funcionários da Unicap, familiares e amigos de Padre Pedro.

Presidida pelo segundo secretário da Assembleia,  deputado estadual Sebastião Rufino (PSB), a mesa foi composta pelo ex-Reitor da Unicap, Padre Theodoro Peters; pelo reitor da Universidade Federal de Pernambuco, professor Amaro Lins; pelo reitor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, professor Valmar Corrêa de Andrade; pelo reitor da Universidade de Pernambuco, professor Carlos Callado; e pelo embaixador do Ministério das Relações Exteriores no Nordeste, Ismar Marinho.

O deputado abriu a sessão solene afirmando estar muito feliz com a ocasião já que é ex-aluno do curso de Direito da Unicap. Logo depois, ele passou a palavra para a deputada autora da comenda aprovada por unanimidade, Miriam Lacerda (DEM). Ela começou o seu pronunciamento lembrando a trajetória estudantil de Padre Pedro e destacou o envolvimento dele com os movimentos sociais e comunidades. Também mencionou sua experiência no magistério no Colégio Nóbrega entre os anos de 1988 e 1989 e a sua passagem pela paróquia do bairro da Mustardinha, Zona Oeste do Recife.

Miriam exaltou os feitos de Padre Pedro no seu estado natal, Ceará. “Diante do iminente fechamento de uma escola pública de Vazantes, sua terra natal, mesmo longe, apoiou as iniciativas da comunidade, onde surgiu o Núcleo de Educação Popular Fé e Alegria em rede com os movimentos nacional e internacional”, disse em seu discurso que informou que a ação desenvolveu 15 projetos nas áreas da educação, cultura e de geração de renda.

A parlamentar relacionou as conquistas e contribuições que Padre Pedro deu a Pernambuco. Uma delas foi a revitalização do Liceu-Nóbrega, com a transferência dos alunos do antigo prédio para o complexo localizado na Rua do Príncipe. A deputada interrompeu o discurso para dizer que o irmão estudou no Nóbrega durante a adolescência. “Ele deve tudo a este colégio: valores e princípios éticos que adquiriu lá”.

Ela continuou registrando outras iniciativas que motivaram a sugestão do título: o conceito 4 obtido pela Católica na primeira avaliação institucional do Ministério da Educação;  revitalização dos jardins, tornando-os espaços de convício não só da comunidade acadêmica como também da cidade; parceria com a TV Globo Nordeste na gestão do Projeto Criança Esperança; o programa Católica Informação Profissional (Católica In). “A Assembleia não poderia se furtar ao agradecer o trabalho de educação que Padre Pedro vem desempenhando no nosso Estado. Eu fico orgulhosa, honrada de estar dando o ponta-pé inicial das comemoraçãos dos 60 anos da Unicap”, disse ao terminar o pronunciamento.

Depois do discurso da deputada, o grupo de chorinho Flor de Maracujá se apresentou no plenário. Uma das canções tocadas foi Noites Brasileiras, de autoria de Zé Dantas e Luiz Gonzaga. Após a apresentação, o momento mais emocionante da noite: a entrega do título veio acompanhado de uma gola de caboclo de lança confeccionada por uma artista plástica de Nazaré da Mata.

Dona Maria do Carmo, mãe do Reitor, acompanhou a solenidade na Assembleia

“A Unicap é a melhor oportunidade da minha vida para participar da construção de uma sociedade democrática”, afirmou Padre Pedro no início do seu pronunciamento.  No discurso ele analisou o atual contexto da educação superior no Brasil e disse que o sistema precisa ser repensado. ” A educação superior brasileira repousa sobre a injustiça e elementos multiplicadores desta injustica”, constatou ao questionar o posicionamento imposto pela legislação às instituições comunitárias. Clique aqui e leia o discurso na íntegra.

Ao final de seu discurso, Padre Pedro foi aplaudido de pé por todos. Antes do encerramento da solenidade,  foi exibido um vídeo institucional da Unicap e mencionadas autoridades que enviaram telegramas de congratulações pelo título. Foram elas: o governador Eduardo Campos; presidente do TJPE, desembargador José Fernandes de Lemos;  presidente do TRT 6ª Região, desembargadora Eneida Melo Correia de Araújo; presidente do TRF 5ª Região, desembargador Luiz Alberto Gurgel de Farias; e o corregedor geral de Justiça de Pernambuco, desembargador Bartolomeu Bueno.
Embaixador Ismar Marinho, professora Maria Rita Holanda e o ex-Pró-reitor Acadêmico, Erhard Cholewa no jardim do anexo 2 da Alepe

Padre Pedro recebeu os cumprimentos no jardim do anexo 2 da Alepe durante coquetel com a participação do grupo Flor de Maracujá.