Curso de Arquitetura oferece oficina sobre Conforto Ambiental no Católica In

Os estudantes do ensino médio tiveram a oportunidade de conhecer, na tarde desta quinta-feira (13), um pouco mais sobre o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unicap, durante o Católica In 2010. Os estudantes interessados na área foram divididos em dois grupos. Parte foi para um laboratório e a outra metade para um outro, revezando as salas depois.

No laboratório de Autocad, a professora de Arquitetura e Engenharia Marta Rolim explicou que, no primeiro semestre do curso de Arquitetura, o aluno aprende a desenhar à mão objetos como cadeira, mesa e etc. Já no segundo período, eles se deparam com uma disciplina mais específica onde aprendem a desenhar em 2D/3D.

Marta Rolim contou também que, no curso de Engenharia, os alunos aprendem logo o autocad. No segundo período, os estudantes têm aulas de como fazer plantas, já no curso de Arquitetura, no quarto período, os alunos aprendem a desenhar um coreto, depois uma casa completa (corredores, cozinha, varanda, sala, quarto, banheiro, e as luzes da casa). “Passando do quarto período, vocês já são arquitetos”, confessou a professora Marta Rolim.

No outro laboratório, as alunas de Arquitetura da Unicap Catharina Aguiar e Amanda Vila Nova mostraram que o Conforto Ambiental não é o conforto dos móveis e sim do ambiente. Explicaram também que o Heliodon é uma máquina onde é possível ter a localização do solstício, se é verão ou inverso. Dependendo da hora do dia, pode se posicionar a localização do sol e uma simulação de altitude e longitude do terreno.

Outras máquinas também apresentadas foram o Luximetro, que mede a intensidade luminosa de uma determinada superfície e o Decibelimetro, que mede a intensidade do som. Em seguida, os alunos foram conhecer os laboratórios de Química, Física, Matemática e Ciências da Computação. Depois,  puderam escolher entre conhecer a biblioteca ou participar de uma orientação profissional.