Novo Espaço Cultural Fasa Unicap inaugurado ao som do maracatu e com poesia

O som dos tambores do maracatu Raízes de Pai Adão convidavam a comunidade acadêmica para a inauguração do novo Espaço Cultura Fasa Unicap. O grupo do bairro da Bomba do Hemetério, que tem 140 anos de tradição, saiu em desfile do bloco G chamando a atenção de professores, alunos e funcionários. Muita gente acompanhou o percurso e o destino era o novo Espaço Cultural Fasa Unicap, no térreo do bloco A.

Eles se apresentaram por alguns minutos até que o batuque deu lugar à melodia da poesia de Antônio Marinho. Ex-aluno de Direito e mestrando do Programa de Pós-graduação em Indústrias Criativas, o poeta declamou versos. Sons e palavras que de alguma forma interagiam com a obra do artista plástico Leopoldo Nóbrega, o primeiro homenageado pelo projeto.

“Ele tem uma participação especial na cultura pernambucana porque tem todo um trabalho com a cerâmica, um trabalho muito bonito. É uma homenagem que representa a arte pernambucana, é algo que enriquece. Leopoldo abre espaço para workshops onde vamos poder experimentar essa arte de perto em contato com argila. Isso é transformador”, disse a gerente executiva da Fasa Izabel Oliveira.

Izabel destacou ainda que a inauguração de hoje é apenas o primeiro passo de uma ação que pretende transformar o campus da Unicap por meio da arte e cultura. “Eles vão agregar valor ao nosso campus porque nós estamos num espaço de educação, um espaço onde nós transformamos as pessoas e educamos jovens para a sociedade. A arte tem a qualidade de sensibilizar, então se a gente quer uma sociedade mais humanitária, mais bela, a arte-educação é a melhor combinação”.

Logo após os agradecimento, Leopoldo falou sobre a inspiração da exposição Companheiros de Viagem. “É uma coleção inicial que vai continuar enquanto eu estiver produzindo porque vocês são minha fonte de inspiração. O ser humano é a inspiração do meu trabalho. Esses personagens, são bichinhos com pensamentos humanos, com habilidades humanas. São companheiros que me acompanham nessa trajetória”.

O Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, falou no exato momento (18h), em que o sistema de som da Universidade tocava a Ave Maria do Sertão, interpretada por Luiz Gonzaga. Padre Pedro disse que só a arte tem a capacidade de ampliar espaços. “Temos que convidar os artistas para eles dilatarem os espaços e assim dilatarem os nossos corações”.

Padre Pedro fez uma relação entre o crescimento da pesquisa e o novo momento de incentivo à cultura e à arte na Unicap. “A Universidade teve um incremento nos mestrados, doutorados, MBAs e especializações, mas ela deve resgatar a cultura no seu sentido mais amplo, sobretudo a cultura popular. A universidade só será universal quando ela puder avançar na pesquisa mais elaborada e não esquecer que a arte começa na terra, no barro e na vida. Fico feliz em saber que a Universidade quando avança muito na pesquisa, ela também avança no reconhecimento da arte e dos saberes populares”.

Confira na galeria abaixo as fotos de Adelson Alves e conheça um pouco mais do projeto Espaço Cultural Fasa Unicap.