Unicap abre inscrições para Mestrado em Ciências da Linguagem

Começam hoje as inscrições para o Mestrado em Ciências da Linguagem com área de concentração em Teoria e Análise da Organização Linguística e seus Distúrbios. São oferecidas 21 vagas destinadas a portadores de diplomas de Letras, Pedagogia, Fonoaudióloga, Comunicação Social, assim como portadores de outros diplomas de cursos superiores de duração plena, de áreas afins, outorgados por Instituições de Ensino Superior e reconhecidos pelo Conselho Federal de Educação. Todos os candidatos serão submetidos a processo seletivo único.

A pré-inscrição será feita pelo site www.unicap.br e a documentação, relacionada abaixo, deverá ser apresentada (original) e entregue (cópia) até às 17h do dia 26 de novembro  na Secretaria da Pós-Graduação, no térreo do bloco G-4 do Campus da Unicap, sala 003. O horário de atendimentp é  de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h.

Documentação ncessária

1) Uma foto 3 x 4 colorida e recente;

2) Cópias do RG e CPF;

3) Cópia da certidão de nascimento/casamento ou certidão de averbação de divórcio;

4) Cópia do título de eleitor com comprovante da última eleição;

5) Cópia do certificado de quitação com o serviço militar;

6) Cópia do diploma de graduação, devidamente registrado em órgão competente, ou certificado de conclusão do curso. Informamos que até a matrícula deverá apresentar a cópia do Diploma devidamente registrado;

7) Cópia do histórico escolar da graduação;

8) Duas cartas de recomendação;

9) Requerimento expondo razões da escolha do curso de pós-graduação e da linha de pesquisa;

10) Projeto de pesquisa – proposta preliminar;

11) Currículo Lattes (modelo do CNPq site www.cnpq.br – Plataforma Lattes), devendo o candidato anexar os comprovantes das atividades realizadas;

12) Cópia do comprovante da taxa de inscrição;

13) Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 185,00 (cento e oitenta e cinco reais). Após a entrega da documentação este valor não será devolvido.

Obs. Os alunos de graduação em Letras, Pedagogia, Fonoaudiologia e áreas afins poderão se inscrever e participar do processo seletivo, ficando sua aprovação condicionada à comprovação da conclusão do curso pela IES e a cópia do diploma deverá ser entregue até a matrícula.

A seleção dos candidatos será realizada por uma Comissão designada pelo Colegiado do Programa em Ciências da Linguagem e será constituída dos seguintes itens:

Prova escrita sobre conhecimentos em Linguagem;

Análise do pré-projeto de pesquisa para verificar a aderência às linhas e aos projetos dos professores do Programa;

Avaliação do currículo Lattes;

Entrevista com os candidatos;

Prova de língua estrangeira (francês ou inglês) na qual será pedida uma compreensão de texto. Ao candidato que não conseguir obter nota 7,0 (sete) será dada nova oportunidade após o período de seleção, porém o aluno só poderá defender a dissertação tendo obtido a nota 7,0 (sete) durante o percurso do Mestrado. Apesar da prova de Línguas não ser eliminatória, será classificatória.