Humanitas em Diálogo exibe documentário sobre Hiram Pereira no auditório Dom Helder Camara
|O Instituto Humanitas Unicap promoveu o primeiro Humanitas em Diálogo do ano letivo de 2017, na noite de quarta-feira (15), com uma exibição do documentário Lua nova do penar, de Leila Jinkings e Sidnei Pires. O evento foi o primeiro a ser realizado recém-inaugurado auditório Dom Helder Camara (confira aqui informações sobre a inauguração do auditório).
O documentário aborda a história de Hiram de Lima Pereira, ator, jornalista e militante do Partido Comunista, de forte atuação no Nordeste e em São Paulo, que foi arrancado dos braços de sua família e levado para os cárceres da ditadura. Leila, diretora do documentário, falou que, ao se deparar com o dossiê de Hiram Pereira, ficou encantada pela versatilidade e dedicação dele com as artes. “Dava pra perceber que ele era muito ligado à família, porque mesmo indo para São Paulo viver na clandestinidade, os parentes o seguiram, e isso me deixou bastante curiosa.”, disse Leila.
Durante os quase 30 minutos de duração, o filme mostrou as histórias por trás da figura de Hiram. Suas filhas, ainda vivas, relatam como era o relacionamento com o pai e relembram histórias que marcaram a convivência em meio aos tempos turbulentos. Segundo Leila, a ideia do documentário era de focar a ótica de quem realmente foi o ator, jornalista e pai de família por trás dele e não o perseguido que veio a se tornar. Leila ainda comentou sobre a importância de se resgatar e eternizar essas histórias e personagens. “Essas pessoas não podem ser esquecidas. Não podem apenas ser mais um número numa lista”. O próximo trabalho de Leila Jinkings será sobre as mulheres que lutaram no campo na época da formação das ligas camponesas. Após a exibição do documentário, iniciou-se um debate com a própria Leila sobre o temas que rodeiam o período da ditadura.
Carlos Vieira, do Instituto Humanitas, ressaltou a importância de se trazer temáticas dessa natureza para serem debatidas. “É sempre importante abrir esse tipo de discussão. Eu acho muito válido porque é um tema com o qual o próprio Dom Helder estava envolvido, que é a questão dos direitos humanos, do combate à ditadura militar. Então, é um evento de extrema importância para a inauguração do nosso auditório, para o Instituto Humanitas e para Dom Helder Camara”, ressaltou.
O Humanitas em Diálogo acontece uma vez por mês, nas quartas-feiras, às 19h, na Unicap.
Prêmios:
Melhor Documentário: Ionian International Digital Film Festival – IIDFF 2013; Melhor Documentário: Hollywood Shorts Reels – HSR 2014.
Festivais:
IIDFF 2013 (Grécia): Melhor Documentário; HSR-2014: Melhor Documentário; MWIFF 2013 (Índia): seleção oficial; DSIFF 2013 (Índia): seleção oficial; Vercine2014 (Brasil).