Curso de Fonoaudiologia oferece serviços à população na Semana da Voz

O curso de Fonoaudiologia da Católica realizou, na terça feira (16/04), o Plantão Semana da Voz na Praça do Derby, durante a manhã. O evento fez parte da Campanha da Voz, iniciativa que existe desde 2014.  O Plantão foi organizado pela Liga da Voz. A iniciativa une os cursos da Unicap e da UFPE, com o objetivo de conscientizar cidadãos da necessidade de maior atenção à saúde da voz, e também realizar triagens vocais, encaminhando pacientes necessitados a hospitais para a realização de exames.

A supervisão do evento ficou por conta da coordenadora de Fonoaudiologia da Unicap, Conceição Silveira, que destaca o papel social que o Plantão desempenha. “Existe um fator social muito grande. Atendemos por volta de 400 pessoas todos os anos, muitas têm câncer de laringe e não sabem. Com a nossa ajuda, elas recebem um diagnóstico precoce e, em alguns casos, chegam à cura”

Dezoito alunos da Unicap participaram do Plantão, entre eles Marcela Souza. “É a primeira vez que participo desse evento. Escolhi participar pela experiência de interagir com o público e ajudar numa questão primordial, que é a saúde da voz”, ressaltou.

O Plantão agradou Cileide Pereira, 50, que trouxe seu pai Carlos Alberto Pereira, 78, para ser atendido. “Meu pai está rouco há um ano, fomos ao médico e nos foi indicada uma cirurgia. Vim aqui em busca de uma segunda opinião e acredito que foi de ótima ajuda, pois muitas vezes achamos rouquidão algo normal e pode não ser”

Dando continuidade à comemoração do Dia Mundial da Voz, os estudantes que não puderam comparecer na Praça do Derby estiveram no Bloco G na quarta feira (17/04), realizando mais triagens vocais durante toda a manhã, com o intuito de incentivar a prevenção.

A Unicap disponibiliza uma Clínica de Fonoaudiologia, em funcionamento no quarto andar do Bloco C, para que cuidados com a voz e a prevenção de doenças sejam acessíveis a todas as pessoas. Para mais informações, entrar em contato com a clínica através do telefone 2119-4137.